Elidérico Viegas entra na corrida à presidência da AHETA com recandidatura

Por a 10 de Janeiro de 2022 as 13:21

Elidérico Viegas entra na corrida à presidência da Associação Dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos Do Algarve (AHETA) cujas eleições estão agendadas para o próximo dia 21 de janeiro.

Com o objetivo de prosseguir o trabalho que tem vindo a desenvolver na presidência da associação desde 1995, Elidérico Viegas apresenta um  Programa de Ação sob o mote “Assegurar o Presente, Garantir o Futuro”, encabeçando uma lista “de empreendedores hoteleiros e turísticos do Algarve, representativos dos vários interesses empresariais em todo o espaço regional, desde Vila Real de Santo António até Lagos e Sagres, dando assim expressão à representatividade da associação”, anunciou em comunicado.

A lista conta ainda com o hoteleiro Vítor Clemente como Presidente da Assembleia Geral e Amadeu Rodrigues como Presidente do Conselho Fiscal,

“Os órgãos sociais que integram a Lista “A” irão, no essencial, caso sejam eleitos, prosseguir uma estratégia que tem no horizonte o reforço da AHETA, enquanto estrutura associativa forte e dinâmica, e em que todos continuem a rever-se e a participar activamente, ao invés de subserviências e dependências de centralismos de Lisboa, protagonizadas pelos candidatos da outra lista concorrente”, explica.

Um dos objetivos da lista candidata é “continuar a empenhar-se activamente na construção de uma abordagem positiva do turismo do Algarve, tendo no horizonte a salvaguarda dos interesses empresariais da actividade turística, inovando na sua capacidade de intervenção, sem deixar de prosseguir uma estratégia que contribuiu para a afirmação e reconhecimento público e institucional da associação”.

A celebração de Convenções Colectivas de Trabalho, a prestação de serviços de apoio aos associados em matéria jurídico-laboral e o acompanhamento da evolução do setor na região e nos mercados turísticos internacionais concorrentes são algumas das prioridades apontadas.

“O que mais sobressai, no actual contexto, é a aprovação de um Plano Específico para Apoiar a Recuperar o Turismo do Algarve, com dotação e meios financeiros próprios, de acordo com o anunciado pelo actual governo na Assembleia da República, mas que vem aguardando melhores dias. (…) Em termos associativos, estamos empenhados na criação de uma plataforma associativa única regional, em oposição a uma estratégia associativa centralista”, esclarece a nota informativa enviada às redações.

Elidérico Viegas vai, desta forma, defrontar o candidato Hélder Martins, antigo presidente da RTA – Região de Turismo do Algarve, que lidera a lista concorrente.

Direção demissionária
Recorde-se que a presidência da AHETA é ainda liderada por Elidérico Viegas que apresentou a sua demissão em março deste ano, do cargo que ocupa desde 1995, devido “à falta de solidariedade institucional dos restantes membros da direção” da  AHETA, no seguimento das declarações proferidas numa entrevista jornal i.

Depois de anunciar a sua demissão, Elidérico Viegas anunciou que se iria manter no cargo de presidente da  AHETA até ao final do mandato.

A decisão foi justificada com a conjuntura vivida no inicio do ano. “Reconhecendo a difícil conjuntura que atravessamos face à atual crise sanitária, económica e social, consideramos imprescindível a intervenção da Associação na atenta defesa dos altos interesses dos seus associados”, justificou em março.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *