The Yeatman renova carta do seu restaurante gastronómico

Por a 26 de Abril de 2024 as 9:33

O restaurante gastronómico do The Yeatman conta com uma carta renovada para a nova temporada, com propostas que destacam os peixes e os mariscos da costa atlântica. As novidades estendem-se ao serviço de sala, a uma versão 100% vegetariana do menu de degustação e a um suplemento de bebidas não alcoólicas.

“Esta é uma carta cada vez mais sazonal e sustentável, onde damos continuidade e consistência ao trabalho que temos desenvolvido nos últimos anos e destacamos produtos da costa atlântica, da Galiza a Aveiro”, explica o chef Ricardo Costa, responsável pelo restaurante gastronómico do The Yeatman, galardoado com duas Estrelas Michelin.

A experiência começa no Dick’s Bar & Bistro do hotel, onde são servidos quatro aperitivos “leves e frescos”, como a unidade refere em comunicado: o Suspiro LYO, uma reinterpretação do frango assado português acompanhado com uma salada de tomate com diferentes texturas; o Cozido Português, feito com couve, terrina do cozido e caldo; a Sanduíche de atum, com alga nori e gengibre; o Lagostim crocante, recheado com creme de crustáceos e especiarias e por fim, a Santola com caviar e churros verdes com clorofila de espinafres.

A viagem prossegue para a cozinha, onde os comensais são convidados a sentarem-se na Chef’s Table para provar uma bolacha de Camarão da Costa.

Chegando à sala, a experiência prossegue com outra novidade do menu, um cremoso de Ouriço do Mar com Moreia, ao qual se seguem aperitivos como a Zamburinha, produzida nas Rias Baixas da Galiza, e o Salmonete, regado com óleo de cebolinho e combinado com daikon, um nabo japonês, puré de couve-flor tostado e kimchi.

A refeição avança o Pregado, com dois a três dias de maturação, finalizado com cebolinho e pancetta ibérica, e a Enguia, que surge reinventanda com os sabores da caldeirada típica de Aveiro. A estes pratos seguem-se o Bacalhau cozinhado em azeite, acompanhado com puré de grão-de-bico, grelos, óleo de nabiças e molho de mão de vitela; e o Leitão assado com batata, alface e creme de milho, o único prato de carne presente no menu.

A sobremesa é pautada pelas suas raízes aveirenses do chef, que neste menu incluiu uma Tripa de chocolate de Aveiro e Ovos Moles com amêndoa tostada.

O menu vegetariano, que a unidade hoteleira garante ser “cada vez procurado”, apresenta-se com estreias como a Bola de Berlim de Queijo; Beringela com caviar, gengibre e alga nori e ainda as Waffles com aipo de maçã. O suplemento de bebidas não alcoólicas tem como novas opções um cocktail de maçã verde, couve portuguesa e espinafre, uma infusão de malva rosa com água tónica e um gin não alcoólico
com romã e hibiscos.

Também o serviço de sala do restaurante gastronómico, liderado por Pedro Marques e recentemente distinguido pelo Guia Michelin 2024, apresenta algumas novidades, como a abertura do vinho a fogo ou a preparação da infusão do chefe com ervas aromáticas da horta do hotel junto do cliente, na sala.

O novo menu de degustação do restaurante gastronómico, na versão clássica ou vegetariana, tem o custo de 250 euros por pessoa. Nos suplementos vínicos, cuja seleção fica a cargo de Elisabete Fernandes, diretora de vinhos do hotel, é possível optar pela Prime Selection (250 euros) ou pela The Yeatman Selection (125 euros). Já o Suplemento de Bebidas Não Alcoólicas tem o custo de 90 euros por pessoa.

As reservas podem ser feitas através do website do The Yeatman ou do e-mail [email protected].

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *