ADHP: “Relação entre os empreendimentos e os clientes está a ser posta em causa pela constante mudança de regras”

Por a 23 de Dezembro de 2021 as 8:48
Fotos de banco de imagens por Vecteezy

A Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal  (ADHP) acusa o Governo de  não ter em consideração da realidade dos alojamentos turísticos na hora de tomar medidas de controlo da pandemia e acusa o executivo de António Costa de o ter feito “de forma atabalhoada”.

“A ADHP demonstra uma vez mais a sua preocupação pela forma atabalhoada como as medidas de controlo da pandemia, apresentadas pelo governo no passado dia 21 de dezembro, não terem em consideração a realidade das operações dos empreendimentos turísticos e alojamentos locais”, acusa a associação em comunicado.

O primeiro ministro anunciou, esta terça-feira, 21, que será obrigatória a apresentação de um teste negativo à COVID-19 para aceder a hotéis e estabelecimentos de alojamento turístico já  a partir de dia 25. Para a associação, é incompreensível a adoção de medidas a poucos dias da época festiva.

“Após uma apresentação das primeiras medidas de contenção, em finais de novembro, nas quais o governo frisou que esta antecedência tinha como principal objetivo a adaptação das empresas e dos seus clientes a esta nova realidade, não compreendemos o anúncio da readaptação das mesmas a 3 dias das refeições de Natal, sem publicação da versão final a 2 dias do mesmo. Incluindo exigências que não dependem do setor e como é do conhecimento geral, não existe capacidade de testagem instalada até ao momento, pondo em causa a realização destes eventos, quando à data, estes empreendimentos já fizeram investimentos em compras e recursos humanos para a sua realização”, acrescenta a associação que diz estranhar “a penalização aplicada ao alojamento” que é obrigado a manter a apresentação de testes negativos até  10 de janeiro “quando maioritariamente se trata de uma atividade em que o cliente se encontra isolado na sua unidade de alojamento”.

“Esta relação entre os empreendimentos e os clientes está, uma vez mais, a ser posta em causa pela constante mudança de regras muito próximo das datas implementação”, alerta o presidente, Raul Ribeiro Ferreira.

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