Inspeções da ASAE a unidades hoteleiras preocupam ADHP

Por a 16 de Julho de 2021 as 8:50
Foto de cottonbro no Pexels

Depois de conhecidas as medidas do Conselho de Ministro, que vigorarão até dia 27 deste mês, a Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP) mostra-se preocupada com inspeções da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) nas unidades hoteleiras, com base nas novas medidas da Direção Geral de Saúde.

A ADHP tem vindo a manifestar a sua “apreensão” junto das entidades competentes, desde o primeiro momento em que foram apresentadas as novas diretrizes relativamente à realização obrigatória de testes nas unidades hoteleiras.

De acordo com a ADHP, “não pela medida em si, mas pela forma repentina como foi implementada, com a ausência da informação complementar e sem tempo para que as unidades hoteleiras preparassem a sua implementação (que teria que acontecer em menos de 48 horas)”, refere em comunicado.

Na sequência das novas normas, a ADHP diz ter conhecimento que estão a ser realizadas inspeções por parte da ASAE para verificação do seu cumprimento no momento de check-in, em conformidade com a Resolução do Conselho de Ministros (RCM) n.º 91-A/2021, de 9 de julho

Assim, a ADHP admite ser “importante que certas questões sejam clarificadas, verificando que algumas que continuam sem resposta, os dados a registar são apenas um exemplo”. A associação refere ainda que “registar dados pessoais de hóspedes é um tema delicado, sendo que esse procedimento deve obedecer a certas normas”.

Para concluir a ADHP salienta que as “inspeções estão a ser efetuadas seis dias depois da data definida pelas autoridades, e muitos esclarecimentos continuam pendentes”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *