Hotel B&B Tres Cantos premiado na área de sustentabilidade

Por a 25 de Janeiro de 2024 as 11:23

O Hotel B&B Tres Cantos, construído pela UTE Casais Espanha e a ACR, e promovido pela Sunny Casais, foi premiado no concurso Re Think Hotel, na categoria dos “10 melhores projetos de sustentabilidade e reabilitação hoteleira por executar”. A cerimónia de entrega de prémios Re Think Hotel decorreu esta terça-feira, 23 de janeiro, na Secretaria de Estado do Turismo de Madrid.

Este hotel com 120 quartos, cujo projeto ficou a cargo do atelier TdB Architects, do arquiteto Fernando Herrero, é a sexta unidade B&B com a assinatura do Grupo Casais, sendo que o primeiro foi o B&B Guimarães, o 700.º hotel desta cadeia. O B&B Tres Cantos é o primeiro em Espanha que recorre à construção híbrida, através do sistema CREE Buildings.

Em nota de imprensa é explicado que “este sistema é uma solução industrializada que permite a fácil montagem e desmontagem, com estrutura e fachadas pré-fabricadas”. O edifício B&B Tres Cantos é composto por cinco pisos, sendo que as casas de banho e parte das redes e instalações especializadas são pré-fabricadas em Portugal, pelas empresas Blufab e Blumep do Grupo Casais.

É também referido que “comparativamente com o sistema tradicional de construção, o modelo híbrido aplicado no hotel B&B Tres Cantos permite a redução da pegada de carbono em 60%, assim como a diminuição de resíduos, também em 60%”. A poluição sonora local é reduzida “em 50%”, sendo possível “aumentar em 10% a eficiência energética”.

“Vemos neste prémio um reconhecimento do mercado sobre aquilo que acreditamos que é o futuro do setor. O cliente B&B acreditou e já capitaliza com dois hotéis edificados com os mesmos princípios de sustentabilidade e industrialização. Acreditamos que o processo de aplicar um foco sustentável a este setor é um longo caminho a percorrer, mas a concretização deste tipo de projetos mostra-nos que estamos a avançar no objetivo da transição verde na construção.”, afirma António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, empresa construtora do projeto.

Recentemente, o Grupo Casais apresentou em Portugal outros projetos em que o sistema híbrido de construção foi implementado, como o Minho Innovation and Technology Hub, de onde transportou o know-how adquirido e as metodologias. O plano agora passa por expandir esta prática a mais projetos, como indicado em nota de imprensa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *