ENATUR já apresentou projeto para transformar o Hotel Turismo da Guarda em pousada

Por a 18 de Janeiro de 2024 as 16:54

A ENATUR – Empresa Nacional de Turismo, SA. já apresentou o projeto de requalificação do Hotel Turismo da Guarda para integrar na rede de Pousadas de Portugal.

A notícia avançada pela Lusa parte de uma fonte da ENATUR, que confirmou à agência que a memória descritiva a especificar o que se pretende fazer no contexto da requalificação do antigo Hotel Turismo da Guarda foi entregue na autarquia na semana passada.

De acordo com a memória descritiva e justificativa do projeto a que a Lusa teve acesso, a intervenção pretende transformar a unidade hoteleira numa pousada de quatro estrelas com 77 quartos, e “a sua integração na rede de Pousadas de Portugal, cumprindo um padrão de elevada qualidade e de excelência”. É ainda referido que “a intervenção pretende a requalificação e modernização do edifício à imagem das unidades hoteleiras atuais e respetiva concorrência”.

No documento precisa-se que a imagem e definição do edifício, no que diz respeito à altimetria, volumetria, alçados, acabamentos das coberturas e métrica de caixilhos “serão totalmente mantidos, e respeitada a traça arquitetónica do edifício”. Está também prevista a requalificação do exterior, incluindo a piscina, um espaço considerado “como uma mais-valia e fator de diferenciação”.

A ENATUR explica que em relação às especialidades, todas as redes serão feitas de novo, mantendo e garantindo a utilização de todas as zonas técnicas, percursos técnicos “de forma que a intervenção em nada impacte, altere ou fragilize a estrutura do edifício”.

Além dos elementos de construção, a Lusa refere que a ENATUR quer fazer o levantamento dos elementos pré-existentes, como mobiliário, portas, cantarias, elementos arquitetónicos ou outros, que “possam ser restaurados e integrados no novo projeto, de forma a manter a imagem histórica do edifício”.

A intervenção será desenvolvida em duas fases, com a primeira a recuperar a envolvente exterior, nomeadamente as coberturas, paramentos, caixilharia, serralharias e pinturas a modernização dos quartos dos pisos acima do solo.

O documento faz referência à Sala da Lareira, que “era um ponto de visita deste Hotel na sua exploração anterior”: “Faz parte da história do edifício, história que será preservada”, assegura a ENATUR.

LUSA

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *