Programa Revive reconhecido pela European Cultural Tourism Network

Por a 20 de Outubro de 2023 as 11:33

O programa Revive encontra-se na lista de vencedores dos prémios ‘Destinos Turísticos Culturais Sustentáveis’, um selo de qualidade atribuído pela European Cultural Tourism Network (ECTN) que visa dar visibilidade aos aspetos relacionados com o património material e imaterial e da promoção de um turismo cultural inteligente e sustentável.

Distinguido na categoria ‘História e Património’, o Revive “demonstrou resultados mensuráveis, capacidade para atrair visitantes para zonas menos conhecidas, carácter inovador e envolvimento com a comunidade local”, como mencionado em comunicado.

Os vencedores foram anunciados a 19 de outubro, durante a 16ª Conferência Internacional de Turismo Cultural realizada em Pafos, Chipre. Coordenada pela ECTN, em parceria com Europa Nostra, European Travel Comission (ETC) e NescTour, e no âmbito da ‘European Capital of Smart Tourism Pafos 2023’ e da ‘RelnHerit Horizon 2020 CSA’, a edição de 2023 do prémio teve também como objetivo “a criação de uma plataforma para partilha de experiência e conhecimento, bem como a promoção de redes de networking entre destinos”.

Atualmente, o Programa REVIVE integra 65 imóveis, dos quais 29 foram objeto de concursos públicos, resultando em 21 concessões adjudicadas, 21 contratos assinados e duas explorações em funcionamento. Os contratos em execução representam um investimento de 142,5 milhões de euros na recuperação de património público, com rendas anuais a rondar os 2,5 milhões de euros.

Estão em pleno funcionamento duas explorações: o ‘Vila Galé Collection Elvas – Historic Hotel, Conference & Spa’, de 4 estrelas, instalado no antigo Convento de São Paulo em Elvas, inaugurado em 2019; e o ‘Vila Galé Collection Alter Real – Resort Equestre, Conference & Spa’, também de 4 estrelas, integrado na Coudelaria de Alter, em Alter do Chão, inaugurado em 2020.

Atualmente, estão em curso as obras de reabilitação de mais três imóveis, nomeadamente: o Convento de Santa Clara, em Vila do Conde, “cuja abertura está prevista para breve”; o Mosteiro de Arouca, “em fase avançada de obra”, e o Palacete dos Condes Dias Garcia, em São João da Madeira.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *