Minor Hotels recebe cinco distinções Green Key 2023

Por a 18 de Agosto de 2023 as 11:46

Quatro hotéis do portefólio Minor Hotels – Anantara Vilamoura, Tivoli Palácio de Seteais, Tivoli Carvoeiro e Tivoli Marina Vilamoura – e o Centro de Congressos do Algarve receberam, recentemente, o galardão Green Key.

O Centro de Congressos do Algarve foi o primeiro Centro de Congressos a receber, em Portugal, o galardão Green Key, vendo reconhecido o cumprimento de vários critérios relacionados com a gestão sustentável de água, resíduos, energia e espaços interiores e exteriores.

Hugo Gonçalves, diretor-geral do Tivoli Marina Vilamoura, frisa que ao receber este galardão, “vemos reconhecido o nosso trabalho em matéria de sustentabilidade, nomeadamente as medidas que visam reduzir o impacto ambiental da nossa atividade”.

No início deste ano, o Tivoli Marina Vilamoura remodelou diferentes zonas, desde os quartos, restaurantes, lobby e áreas exteriores, e teve em conta o cumprimento dos objetivos de boas práticas ambientais. A piscina principal foi totalmente transformada e resultou na redução significativa do consumo de água, representando uma diminuição de volume em 367 m3. A renovação incluiu ainda a seleção de plantas adaptadas ao clima quente do Algarve, optando por espécies que exigem o consumo reduzido de água.

Na dimensão ambiental, os hotéis e resorts da Minor Hotels, grupo proprietário, operador e investidor internacional de hotéis, atualmente com mais de 530 hotéis, tem assumido o compromisso estratégico em matéria de sustentabilidade e, em Portugal, as várias unidades têm adotado medidas que incorporam os critérios ESG.

Recentemente, têm promovido ações de descarbonização e gestão eficiente dos recursos hídricos e incentivo aos hóspedes a participarem ativamente de uma missão conjunta de sustentabilidade, com gestos simples como a separação dos resíduos ou a reutilização das toalhas de banho.

De destacar que todas as unidades da Minor Hotels em Portugal utilizam energia de fontes 100% renováveis. O Anantara Vilamoura Algarve Resort tem-se destacado com a promoção da mobilidade elétrica, utilizando tuk tuks elétricos para a deslocação dos seus clientes dentro do resort e até à Marina de Vilamoura. Além disso, promove a relação com a comunidade, com o que é autêntico na região, incluindo uma carta do Restaurante Ria, que valoriza o melhor da Ria Formosa, bem como a presença da Olaria de Porches e a exibição de Maios em miniatura, peças representativas da cultura local em cortiça.

Na dimensão social, a Minor Hotels tem realizado inúmeras iniciativas inseridas no projeto global ‘Together with Love’ e no passado mês de junho, os colaboradores de Lisboa, Sintra e Algarve uniram-se em ações comunitárias. No Algarve, as equipas dos hotéis apoiaram a Associação de Proteção à Rapariga e à Família, em Faro, promovendo atividades educacionais e de bem-estar e arrecadando fundos para a construção de uma futura creche noturna. Em Lisboa e Sintra, os colaboradores prestaram apoio aos Bombeiros Voluntários das respetivas regiões, doando materiais e recursos para suas operações. No Tivoli Palácio de Seteais, são promovidas as parcerias com as entidades locais quer sejam nas iniciativas como os Bailados ou através da utilização de produtos da região na cozinha do restaurante do hotel.

De referir que a Minor Hotels estabeleceu, em 2018, um conjunto inicial de Objetivos de Sustentabilidade, respondendo ao 8 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. As metas são analisadas e atualizadas continuamente de acordo com a sua relevância, entre as quais os objetivos de atingir a meta de ser uma organização Carbono Zero até 2050, a redução em 75% da utilização de plástico de utilidade única até 2024 ou a redução em 20% de utilização de água até 2023.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *