MS Collection Aveiro passa a contar com mural de Vhils inspirado em Eça de Queiroz

Por a 17 de Maio de 2023 as 8:52

A marca hoteleira MS Collection desafiou o artista contemporâneo Alexandre Farto, mais conhecido como Vhils, a criar uma representação de Eça de Queiroz no seu primeiro hotel de cinco estrelas, o MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro.

O edifício histórico do século XVIII que outrora serviu como residência do pai e respetiva família do escritor português, passará assim a contar com uma instalação de Vhils junto à piscina do hotel. O “Scratching the Surface – Eça” é um mural de 4,7 por 4 metros, “cujo conceito artístico explora a vida, obra e impacto de Eça de Queiroz na cidade de Aveiro”, como indicado em comunicado.

Na mesma nota, a marca hoteleira aponta ter lançado o desafio a Alexandre Farto por considerar que “reunia as características artísticas certas para representar o escritor e diplomata Eça de Queiroz, aliando arte e história através de uma abordagem contemporânea” – dado também o facto de “já ter feito várias interpretações de artistas portugueses”.

“Não queremos ser só o primeiro hotel cinco estrelas de Aveiro, queremos acrescentar valor à cidade e a quem nos visita. Nesse sentido, decidimos apostar num artista de renome nacional e internacional, para dar vida a um mural inócuo situado no exterior do Palacete de Valdemouro. Revemo-nos na imagem, audácia e forma de interpretação da arte de Vhils e acreditamos que esta peça vem enriquecer o património cultural do nosso hotel MS Collection Aveiro, cujo conceito e decoração são inspirados na história de Eça de Queiroz”, refere Margarida Antão, diretora-geral da marca MS Collection.

Leia também: MS Group prepara-se para abrir as portas do primeiro cinco estrelas de Aveiro

Já o artista Alexandre Farto refere que “é uma honra, enquanto artista e português, ter a oportunidade de criar esta intervenção em homenagem a Eça de Queiroz, um dos melhores e mais reconhecidos autores portugueses de sempre, e um pilar incontornável da cultura portuguesa. Não é todos os dias que se tem a oportunidade de pensar e criar obras que encapsulam o poder e legado de figuras emblemáticas, cuja obra foi e continua a ser de enorme relevância. O facto deste edifício ter sido, em tempos, habitado pela família deste grande escritor, atribui ainda mais significado e personalidade a este mural, que espero estar à altura da herança que representa”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *