Cinco restaurantes portugueses galardoados com a primeira estrela Michelin

Por a 23 de Novembro de 2022 as 9:45

O Guia Michelin Espanha e Portugal atribuiu, na edição de 2023, a primeira estrela a cinco novos restaurantes portugueses, incluindo o vegetariano Encanto, do chef José Avillez, que soma o terceiro espaço distinguido.

O anúncio foi feito esta terça-feira, 22 de novembro, numa cerimónia que decorreu no Palacio de Congresos El Greco Toledo, Espanha. Nesta foram distinguidos com uma estrela (‘cozinha de grande nível, compensa parar’) os restaurantes Encanto (José Avillez e João Diogo), Kabuki Lisboa (Paulo Alves) e Kanazawa (Paulo Morais), em Lisboa, mas também o Euskalduna Studio (Vasco Coelho Santos) e o Le Monument (Julien Montbabut), ambos no Porto.

Este ano, a distinção de uma estrela foi entregue pelo chef português Ricardo Costa (The Yeatman, Porto, duas estrelas Michelin), uma novidade nas cerimónias de apresentação do guia.

Com o anúncio dos novos galardoados portugueses, o chef José Avillez junta o Encanto aos já ‘estrelados’ Belcanto (duas estrelas, Lisboa) e Tasca (uma estrela, Dubai), sendo que este é o primeiro restaurante vegetariano a ser distinguido pelo ‘guia vermelho’ em Portugal.

Também o restaurante português Mesa de Lemos foi distinguido, desta vez com uma ‘estrela verde’ do Guia Michelin, que destaca a gastronomia sustentável. Assim, o restaurante chefiado por Diogo Rocha, que já detinha uma estrela Michelin, junta-se aos galardoados portugueses do ano passado – Il Galo d’Oro (Funchal, duas estrelas Michelin) e Esporão (Reguengos de Monsaraz, uma estrela) –, totalizando três restaurantes nacionais com esta distinção em Portugal, que é atribuída na Península Ibérica pelo terceiro ano consecutivo.

Em Espanha, foram 13 os restaurantes que mereceram a ‘estrela verde’, sendo que, no total, Espanha e Portugal acumulam 42 restaurantes com ‘estrela verde’, dois quais 14 são novos.

Na edição de 2023, Portugal mantém todas as distinções anteriores, acumulando um total de 31 restaurantes com uma estrela e sete com duas estrelas (‘cozinha excelente, vale a pena o desvio’).
Nenhum restaurante português tem a distinção máxima (três estrelas, ‘uma cozinha única, justifica a viagem’).

LUSA

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *