Dona Maria apresenta nova carta para degustar com vista para a Invicta

Por a 29 de Julho de 2022 as 9:02
Dona Maria

O restaurante Dona Maria, do The Lodge Hotel, apresenta uma nova carta pela mão do chef João Vieira Silva.

Os novos pratos “continuam a evocar a cozinha de tacho e a tão familiar e terna cozinha da avó”, desta vez com uma “nova abordagem e ousadia à comida tradicional portuguesa”, como indicado em comunicado.

Com vista para a Invicta e um dos seus ex-libris, a Sé do Porto, os clientes podem agora degustar petiscos e entradas como as Ameijoas da Ria De Aveiro à Bulhão Pato (25 euros); Salada com fruta fresca e requeijão com vinagrete e mel de rosmaninho (11 euros); Carpaccio de vieira com tártaro de fruta e vinagrete de manga (14 euros) e Broa de milho grelhada com escabeche de sardinha (10 euros).

Já nos pratos principais passam a constar Arroz malandrinho de lingueirão (29 euros), Bacalhau lascado em mil-folhas de grelos e grão-de-bico (27 euros) e Camarão-tigre envolto em linguado e massa kadaif sobre migas alentejanas, acompanhado de salada fresca de tomate coração de boi com orégãos (45 euros).

De destacar ainda os pratos de carne, como: Pernil de borrego confitado, acompanhado por puré de batata trufado e ratatouille de legumes da época (23 euros); Lombinho de porco preto recheado com farinheira e folhado de maçã verde com espinafres verdes (20 euros) e ainda o Tomahawk (54 euros).

Para finalizar a refeição, o Dona Maria recomenda a rabanada poveira com morangos, azeitonas e mousse de requeijão (10 euros), bem como o Soufflé de coco (10 euros).

Dona Maria

Aos fins de semana, o Dona Maria disponibiliza um menu especial de “almoço de fim de semana em família”. Por isso, além da carta principal, os clientes podem escolher mais dois pratos. Aos sábados, as opções incluem Bacalhau à Zé do Pipo (27 euros) e Arroz de pernas de galo do campo no forno (18 euros). Aos domingos, o chef sugere os pratos de Arroz de tamboril com gambas (32 euros) e Cabrito à transmontana (26 euros). Estes pratos são servidos em prato individual ou para partilhar.

O preço médio de refeição é de 40 euros por pessoa e a carta está disponível durante toda a semana, incluindo fins de semana, ao almoço e jantar.

O chef do Dona Maria, João Vieira, abraçou este projeto em maio deste ano, depois de ter passado pelas cozinhas do grupo Pestana, Sheraton e Tivoli. Em comunicado de imprensa, o profissional revelou que o maior desafio ao desenhar a nova carta passou por “pegar no ingrediente mais simples e fazer algo com um sabor sofisticado, tornando um prato elaborado e refinado em algo genuinamente simples”.

Dona Maria

A génese da cozinha que serviu de inspiração ao conceito do Dona Maria – e, inclusive, do próprio nome do restaurante – foi feita através do famoso livro de cozinha da infanta Dona Maria, conhecido como o mais antigo manuscrito de cozinha em português.

Reencarnado o espírito do Douro vinhateiro e das suas encostas, o interior do Dona Maria caracteriza-se pelos tons outonais e de formas orgânicas, como o teto “rasgado” por gigantes folhas de videira e a garrafeira que envolve o espaço.

A decoração predominantemente à base de mármores, veludos e madeiras domina os diversos espaços de refeição, abertos ou em nichos mais reservados. A sala do restaurante estende-se para o exterior, onde é possível desfrutar da esplanada com vista para o Porto que se debruça sobre os telhados.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *