Vendas de produtos alimentares para hotelaria cresceram 16% em 2021

Por a 25 de Fevereiro de 2022 as 10:42

O volume de negócios dos grossistas de produtos alimentares para o setor da hotelaria (canal Horeca), em Portugal, registou um crescimento de 15,8% em 2021, para os 1.100 milhões de euros, de acordo com o estudo da Informa D&B.

Para 2022, esta tendência deverá manter-se, com um crescimento estimado de 14%, fruto da recuperação do consumo, da atividade turística e da hotelaria.

Os valores de 2021 surgem após um ano de 2020 muito desfavorável quando o mercado caíra 29% e, entre as 37 das principais empresas do setor, 26 registaram quedas nas suas receitas.

Em 2020, operavam no setor português de grossistas de alimentação um total de 9.109 empresas, tendo o seu número registado um aumento de 1,3% em relação ao ano anterior. Cerca de 25% das empresas grossistas centram a sua atividade na distribuição de frutas e produtos hortícolas, à frente das distribuidoras de bebidas, que ocupam o segundo lugar, representando quase 17% do total.

De acordo com a Informa D&B, o setor caracteriza-se pelo seu “elevado grau de atomização (cerca de 90% dos operadores contam com menos de dez empregados)”. Grande parte são empresas familiares com um âmbito de atuação regional. A zona Norte concentra o maior número de empresas, representando pouco mais de 30% do total. A zona Centro e a de Lisboa agregavam perto de 26% e de 24% dos operadores, respetivamente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *