5 estrelas do universo da Sonae na Estação de Santa Apolónia abre a 7 de fevereiro

Por a 3 de Fevereiro de 2022 as 12:38

O novo hotel de cinco estrelas “The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel”, pertencente ao universo da Sonae Capital, abre portas na próxima segunda-feira, 7 de fevereiro.

Resultado de um investimento de 12 milhões de euros na reabilitação de uma parte da Estação Ferroviária de Santa Apolónia, a nova unidade em Lisboa, tem um total de 126 quartos alusivos à temática da herança ferroviária portuguesa. O projeto de reabilitação emerge de uma parte da estação de comboios, inaugurada em 1865, que permitiu transformar cerca de 10.000 metros quadrados de construção distribuídos pela ala nascente e pisos superiores do corpo central da estação no novo hotel do grupo “The Editory Collection Hotels”, detido pela Sonae Capital.

“Mesmo em frente ao novo Terminal de Cruzeiros e em plena Avenida Infante D. Henrique, The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel aposta num regresso à história da ferrovia portuguesa e do seu imenso legado de ligação regional”, destacam os promotores num comunicado divulgado esta quinta-feira, 3 de fevereiro.

O projeto de arquitetura tem assinatura da Saraiva + Associados,com os tons de azul a definir a paleta dos corredores e dos quartos, “The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel” desvenda-se em três pisos com 11 tipologias distintas de quartos de decoração clássica, com pormenores vintage e muitos detalhes temáticos inspirados nas antigas carruagens.

Tratando-se de um design hotel, a Soane Capital refere, no comunicado que o hotel “cumpre o compromisso de dotar cada quarto de uma imagem própria, em que as linhas do mobiliário, a seleção das fotografias históricas, os adereços utilizados, a recuperação de vitrais e clarabóias originais – de que é exemplo máximo a Júnior Suite Rosácea – e o equilíbrio de luminosidade se fazem com elegância e sofisticação”.

O hotel dispõe, também, de um restaurante com capacidade para 122 lugares sentados e 500 metros quadrados, divididos entre a zona de estar e o restaurante com cozinha aberta, “a evocar uma bilheteira, com janelas para a própria estação”. A responsabilidade dos pratos são do ‘chef’ André Silva e inspiram-se nos produtos sazonais e sabores exclusivos de vários pontos do país que “representam várias propostas contemporâneas de matriz regional que harmonizam com uma carta de vinhos portugueses das diferentes regiões”. O espaço divide-se entre a zona de estar e o restaurante com cozinha aberta a evocar uma bilheteira com janelas para a própria estação e funciona diariamente entre as 7h00 e a 01h00, sugerindo “almoços executivos e jantares à Carta”.

O bar, ao centro, “recria um ambiente que remete para o interior de uma carruagem-bar, com uma carta de merendas a cumprir a fiel tarefa de oferecer opções que ilustram as diversas matérias-primas regionais que chegam por via-férrea a Santa Apolónia”, referem os promotores.

Mesmo por cima da entrada principal, onde se situa a icónica varanda que serviu de palco a momentos históricos da vida política portuguesa, a Sala Nobre é o espaço para acolher reuniões e eventos. Com capacidade até 30 pessoas, luz natural e meios tecnológicos para a realização de reuniões com projeção sem recurso a ligações por cabo ou wireless, a Sala Nobre é um espaço intimista onde a lareira em pedra e o lambril em madeira mantêm a autenticidade, e permite acolher eventos exclusivos para pequenos grupos, beneficiando da proximidade à zona de bar e restaurante.

“The Editory Collection Hotels” é uma marca que se baseia em quatro eixos de atuação que definem o serviço, o produto e a estrutura dos hotéis do grupo. O “The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel” “homenageia o local onde se insere, selecionando as melhores sugestões para conhecer Lisboa nos tempos livres, captando sinergias com agentes locais que acrescentam valor às experiências da cidade e dando a conhecer os sabores, os recantos e as curiosidades que distinguem um destino único de viagem”.

Ao nível da sustentabilidade, o “The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel” está entre a cerca de duas centenas de hotéis em todo o mundo que detêm certificação ambiental BREEAM – Building Research Establishment Environmental Assessment Method.

Do combate ao desperdício à redução dos consumos energéticos, passando pela alteração de procedimentos para melhores certificações energéticas, o hotel “aposta numa maior integração da economia circular e em pequenas ações diárias que, em articulação com cada cliente, influenciam consciências e atitudes que contribuem para um projeto conjunto de proteção ambiental”, lê-se ainda no comunicado.

De referir que a Estação de Santa Apolónia, inaugurada em 1865, encontra-se sob gestão da Infraestruturas de Portugal, que através da IP Património (IPP), empresa do Grupo Infraestruturas de Portugal, deu início do processo de requalificação e valorização do edifício da estação, potenciando outros usos.

O contrato de subconcessão celebrado entre a IPP e a Sonae Capital para instalação e exploração desta unidade hoteleira foi o primeiro passo deste processo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *