Especial 2022 | Temos de ser positivos e acreditar na retoma em 2022

Por a 27 de Dezembro de 2021 as 10:15

O balanço deste ano não é o melhor, nem aquele que desejávamos. Estivemos encerrados os primeiros cinco meses deste ano, o que nos prejudicou bastante. Não baixámos os braços e realizámos algumas renovações importantes no hotel , nomeadamente no lobby, bar , circuitos pedestres, pois estamos implantados num terreno com cerca de 15 hectares, o que permite aos nossos hospedes hospedarem-se no campo a 10 minutos do centro histórico de Evora. Reabrimos no inicio de maio e o verão foi positivo, nomeadamente julho, agosto e setembro com ocupação maioritariamente nacional.

O mercado nacional tem sido sempre um grande mercado neste hotel, mas é um mercado que funciona em épocas especiais, verão, páscoa, natal , fim de ano e escapadinhas de fim de semana.

Faltou-nos o mercado internacional , o mercado de grupos, o mercado de congressos e eventos , segmentos muito importantes neste hotel pois funcionam todo o ano e permitem-nos um bom equilíbrio na taxa de ocupação.

As minhas previsões para o próximo ano de 2022 são as de atravessarmos ainda um inverno com grandes quebras, e dificuldades e se tudo correr bem retomarmos a normalidade com números idênticos a 2019 a partir de abril, caso normalizem os voos dos principais mercados internacionais e não tenhamos mais surpresas com a pandemia.

Com a normalização da aviação será possível a retoma de alguns mercados internacionais e assim recuperarmos também o segmento dos grupos , dos congressos e eventos pois as empresas, o próprio mercado sentem a necessidade da retoma dos eventos presenciais.

Temos dois grandes desafios ou preocupações para 2022: A escassez de mão de obra qualificada que devido à pandemia houve muitas alterações no mercado de trabalho, e era importante que houvessem incentivos para as pessoas viverem e trabalharem no interior.

O interior tem de apostar mais em atrair gente de fora, tem que haver habitação com preços razoáveis, transportes que permitam deslocarem-se com facilidade nos concelhos e entre os mesmos, boas escolas … incentivos fiscais a profissionais que adiram ao interior. São estas medidas que poderão ajudar a reter profissionais na região.
Outra grande preocupação será o aumento dos custos energéticos, custos que têm já um peso muito significativo na operação e que se preveem aumentarem, já para não mencionar o aumento que já se tem verificado das matérias-primas e outros materiais causado pelo aumento dos combustíveis .

Temos de ser positivos e acreditar na retoma em 2022.

Miguel Breyner, director-geral do Évora Hotel.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *