Especial 2022 | 2022, o ano de consolidar a recuperação do turismo nos Açores

Por a 24 de Dezembro de 2021 as 9:30

O ano que agora termina foi marcado, no negócio hoteleiro, por duas fases bem distintas. O primeiro semestre foi caracterizado por avanços e recuos das restrições relacionadas com a pandemia por Covid-19, o que deu origem a baixas taxas de ocupação das unidades que compõem a Bensaude Hotels Collection. Esta inconstância levou a uma reposição mais lenta da nossa oferta global numa tentativa de optimizar as ocupações, designadamente em Ponta Delgada. No segundo semestre, com a entrada em vigor do certificado digital e, posteriormente, com os bons níveis de vacinação da nossa população, assistiu-se a uma subida vertiginosa da procura pelos Açores, o que originou, de modo crescente, taxas de ocupação próximas das de 2019. Em relação a Lisboa, a retoma da actividade tem sido mais lenta, com os segmentos e mercados mais representativos muito atrasados no processo de recuperação.

Como já perspectivávamos, a elevada qualidade ambiental, a natureza e a biodiversidade dos Açores, bem como o carácter orgânico e genuíno das experiências que proporcionamos, cruzadas com as antigas e novas motivações dos viajantes, fazem desta região um dos destinos mais atractivos no processo de retoma. Mas o intenso movimento de procura que se verificou também trouxe desafios, não só ao destino, mas também às Equipas da Bensaude Hotels Collection. No entanto, as nossas Pessoas e as nossas Equipas souberam, de forma notável, estar à altura dos acontecimentos providenciando aos nossos hóspedes e clientes as experiências e o nível de serviço que são características da Hospitalidade Açoriana de que somos Embaixadores. Afinal é isso que fazemos há 86 anos!

A nível global, o sector está confrontado com desafios estruturais e estratégicos que exigem acção determinada. O reequilíbrio financeiro das empresas e a rápida dinamização económica que o PRR poderá trazer são fundamentais e urgentes. A questão do novo aeroporto de Lisboa é absolutamente crítica e a solução adia-se sine die num processo de eterno retorno à estaca zero que, a persistir, bloqueará Lisboa e o país no que ao Turismo diz respeito.

Em relação aos Açores, 2022 poderá ser marcado positivamente pelo importante aumento da conectividade aérea com mercados estratégicos para a Região, como, por exemplo, Estados Unidos da América, mas também França, Alemanha e Reino Unido, potenciando-se assim a sua retoma.

A capacidade de captar valor através da digitalização, sem desumanizar a experiência, mas sim ampliá-la, será um dos maiores desafios para a Bensaude Hotels Collection. Por outro lado, teremos que ser mais eficientes, produtivos e de melhorar a nossa proposta de valor.

Mas o principal desafio, e que está no centro da nossa estratégia, será o de manter e valorizar uma Equipa com competências únicas, distintivas e muito identificadas com a Bensaude Hotels Collection.

Acreditamos, na Bensaude Hotels Collection, que o próximo ano será caracterizado pela consolidação da recuperação do Turismo e que a vontade de viajar, explorar, experimentar e conhecer irá prevalecer. E temos a certeza que Portugal e em particular os Açores, pelos seus atributos únicos, estão muito bem posicionados nesta competição que é global.

Jorge Aguiar ,administrador Executivo da Bensaude Turismo

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *