AHRESP quer redução temporária do IVA na restauração para salvar empregos

Por a 12 de Agosto de 2021 as 9:19

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP)  defende que  a descida temporária do IVA nos serviços de alimentação e bebidas pode evitar a crescente perda de milhares de postos de trabalho.

A associação  tem vindo a propor desde o início da crise pandémica a aplicação temporária da taxa reduzida do IVA nos serviços de alimentação e bebidas como forma de reforçar direta e universalmente a tesouraria das empresas e revitalizar uma das atividades económicas mais penalizadas pela situação pandémica.

“Se implementada em Portugal, a baixa do IVA susteria também o aumento do desemprego de milhares de pessoas nestes setores”, reitera em comunicado.

A AHRESP sublinha os mais recentes dados do INE que  indicam que no segundo trimestre de 2021, o canal HORECA perdeu 32.400 postos de trabalho face ao período homólogo de 2020. ” Este nível de desemprego, que podia ter sido evitado, poderá ser ainda estancado se a aplicação temporária da taxa reduzida do IVA se concretizar. (…) Baixar o IVA nas nossas atividades económicas tem sido uma medida implementada em vários países em todo o mundo, colocando aliás o nosso país numa posição de desvantagem concorrencial enquanto destino turístico.”, defende na mesma nota de imprensa.

De acordo com o inquérito realizado pela AHRESP entre 30 de junho e 9 de julho de 2021, que contou com 843 respostas válidas em todo o território nacional, 51% das empresas consideram a aplicação temporária da taxa reduzida de IVA aos serviços de alimentação e bebidas como uma das medidas mais importantes no apoio à tesouraria.

A AHRESP considera assim que é urgente a implementação desta medida, assim como é urgente a disponibilização de medidas de apoio às empresas da restauração, similares e do alojamento turístico que sejam de acesso simples e universal para as empresas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *