Schneider Electric apresenta novos controladores SpaceLogic KNX

Por a 24 de Fevereiro de 2021 as 11:38

A Schneider Electric lançou novos dispositivos conectados dentro da sua gama SpaceLogic KNX para edifícios residenciais e espaços comerciais. Mais concretamente, a gama conta com um novo conjunto de atuadores para controlo de iluminação e estores, SpaceLogic KNX Light and Room Control, que proporciona mais flexibilidade e facilidade aos projetos e melhora também a eficiência operacional e energética dos clientes. Para além disso, foi renovada a gama de fontes de alimentação com novas funcionalidades e versões, desde 320mA até 640mA, e ainda uma variante de 1280mA.

Os novos atuadores SpaceLogic KNX Light and Room Control funcionam como o “cérebro” de qualquer solução SpaceLogic KNX, aportando grande flexibilidade e escalabilidade com o seu conceito modular de “maestro e extensão” e a sua montagem simples e sem necessidade de ferramentas, que simplifica o design, a montagem e as atualizações do invólucro elétrico. A ligação é realizada com um terminal de barramento padrão, mas com uma alavanca inovadora que facilita o seu movimento. A gama conta também com menos referências e dimensões unificadas e padronizadas, tornando mais simples a compra e a instalação. Dispõe ainda de diagnóstico integrado, que permite verificações simples do estado do dispositivo e das atualizações de firmware.

Os atuadores são compatíveis com o software eConfigure, o que simplifica a sua configuração e manutenção, economizando assim tempo e recursos, e simultaneamente oferecendo mais comodidade aos clientes.

O mestre é um atuador KNX que comuta um máximo de oito luzes ou quatro estores, tal como as extensões. Como um mestre pode controlar um máximo de duas extensões, é possível comutar um máximo de 24 cargas ou controlar um máximo de 12 motores de estores. O mestro controla por completo as extensões, a sua fonte de alimentação e a comunicação com o barramento. Uma vez que uma extensão não necessita de ligação de barramento nem do seu próprio endereço individual, não é necessário realizar o comissionamento convencional de KNX para uma extensão.

Fontes de alimentação SpaceLogic KNX

As instalações KNX são cada vez mais complexas, o que gera uma maior procura de energia e torna imprescindível uma fonte de alimentação mais resistente, fiável e inteligente. A nova gama de fontes de alimentação SpaceLogic KNX da Schneider Electric conta com funcionalidades novas, como 30 VCC adicionais para a alimentação de outros dispositivos, e versões de 320mA e 640mA, para além de uma variante de 1280mA.

As versões de 320mA e 640mA permitem o funcionamento em paralelo de duas fontes de alimentação do mesmo tipo sem nenhuma distância mínima entre elas. Isto é útil se um segmento da linha de barramento de campo é ampliado com mais dispositivos num momento posterior, ou se é necessária redundância. Por sua parte, a versão de 1280mA permite a ligação de até 128 dispositivos a um só segmento de linha de barramento, dependendo do seu consumo.

A gama foi concebida à prova de curto-circuitos e circuitos abertos e conta com proteção contra sobretensões, bem como com uma saída que, em caso de falha, informa sobre o problema.

Gama SpaceLogic KNX

A gama SpaceLogic KNX foi construída com base na arquitetura KNX padrão, adicionando-lhe mais conectividade e atuando como sistema híbrido. Está especialmente pensada para edifícios residenciais e espaços comerciais. O sistema SpaceLogic KNX é descentralizado, o que significa que, por um lado, cada dispositivo tem muitas funções e, por outro, pode continuar a funcionar corretamente em caso de falha de alguns dos seus componentes, maximizando assim a fiabilidade do sistema.

A gama cumpre as últimas normas KNX IP Secure, bem como os critérios de cibersegurança da Schneider Electric.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *