Contratações em hotelaria e restauração caem 16% até março de 2021

Por a 9 de Dezembro de 2020 as 14:04

As contratações para o setor da hotelaria e restauração deverão sofrer uma quebra de -16% até ao primeiro trimestre de 2021. De acordo com o estudo da ManpowerGroup Employment Outlook Survey, divulgado esta quarta-feira, 09, este setor “prevê dias sombrios”, devido ao forte impacto da pandemia da COVID-19, que atirou as ocupações dos hotéis para mínimos históricos e esvaziou os restaurantes.

“Os empregadores do setor da Restauração e Hotelaria, fortemente impactado pela pandemia, continuam a prever dias sombrios em matéria de contratações, com uma projeção de -16%. Este valor diminui 8 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e cai, por uma margem acentuada de 32 pontos percentuais, face ao período homólogo do ano passado”, refere a empresa de trabalho temporário.

Estes dados vão de encontro ao panorama nacional noutras franjas da economia, onde a projeção para a criação líquida de emprego é de +5% até março de 2021. “As perspetivas de contratação sobem 3 pontos percentuais face ao trimestre anterior, mas permanecem ainda 5 pontos abaixo do valor registado no primeiro trimestre de 2020”, adianta a ManpowerGroup em comunicado.

Num universo de 463 empresas portuguesas inquiridas, apenas 13% dos empregadores contam aumentar as contratações, enquanto 76% não prevê qualquer alteração e 8% apontam para uma diminuição.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *