As soluções da KONE para o uso seguro dos elevadores

Por a 4 de Junho de 2020 as 13:16

Com o processo de desconfinamento em curso, espaços como centros comerciais, edifícios de escritórios e hotéis voltarão em breve a ser utilizados diariamente por milhares de pessoas.  Neste sentido, a KONE, empresa com soluções para a indústria dos elevadores, escadas rolantes e portas automáticas de edifícios, apresenta algumas medidas que asseguram as distâncias de segurança e a correta limpeza e desinfeção dos elevadores.

“A recomendação da OMS para manter a distância de segurança entre as pessoas aconselha a redefinir os espaços para poder garantir a segurança dos utilizadores. No caso dos elevadores, a KONE propõe três tipos de medidas: limitar o número de passageiros (consiste em ajustar a carga máxima do elevador a 50% da capacidade. Uma vez atingido o limite de carga, o elevador deixa de responder às chamadas e assim não poderá recolher mais passageiros); limitar o número de paragens (consiste em desativar as manobras em função coletiva para que não transporte mais pessoas durante os trajetos); e sinaléticas no átrio do edifício e no interior da cabina (esta solução consiste na colocação de vinis no chão para indicar claramente os pontos de espera pelo elevador nos átrios e dentro da cabina, respeitando sempre o distanciamento social)”, sugere a empresa.

Quanto à desinfeção e limpeza, a KONE sugere: a desinfeção de ascensores e zonas comuns (esta solução oferece a possibilidade de desinfectar o elevador em componentes como os corrimões, botões e teclados, além da desinfeção das zonas comuns do edifício com canhões de nebulização); a purificação do ar nos elevadores (consiste num dispositivo inovador totalmente inócuo para as pessoas e que elimina a maioria dos poluentes que possam estar presentes através de um processo de Oxidação Fotocatalítica Avançada).

Para os elevadores e elementos de uso público como os puxadores das portas, existem soluções para o revestimento usando filmes com proteção antimicrobiana que elimina mais de 99% das bactérias, assim como laminados de superfície inteligente antimicrobiana para as paredes. Estes filmes de PVC com iões de prata são desenhados e produzidos especificamente para cobrir cada um dos elementos de contacto do elevador como os corrimões, botões ou teclados, entre outros elementos dos espaços utilizados por muitas pessoas.

Além das soluções permanentes para a higienização dos corrimões das escalas rolantes, também existem produtos de selagem que proporcionam uma capa protetora mantendo-os mais limpos e otimizando os efeitos da luz ultravioleta.

Segundo explica Filipe Nóbrega, diretor geral da KONE na Península Ibérica, “estas são medidas de prevenção que consideramos essenciais para minimizar os riscos de contágio, respondendo às necessidades de segurança e higiene face à situação em que nos encontramos. É importante referir que também dispomos de soluções inovadoras exclusivas, desenhadas especificamente para cada segmento – residencial, escritórios, infraestruturas, sanitário, retalho, hotelaria – e que permitem reforçar as medidas essenciais já implementadas”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *