ROOMS AGAINST COVID já ajudou mais de 500 profissionais de saúde

Por a 22 de Abril de 2020 as 11:10

São já mais de quatro mil as noites asseguradas para mais de 500 profissionais de saúde que têm de se ausentar dos seus domicílios habituais – seja pela realocação profissional, ou para evitar a contaminação dos seus agregados familiares. Em apenas quatro semanas, a iniciativa cidadã ROOMS AGAINST COVID conta com mais de 1500 propriedades disponíveis, espalhadas por quase todo o território continental e insular, graças à participação de centenas de proprietários e entidades que disponibilizaram as suas residências.

Apesar de ter sido originalmente criada para apoiar os profissionais de saúde, a plataforma abrange atualmente uma série de profissões que envolvam o contacto direto e permanente com pessoas infectadas, desde que validadas pela equipa do projeto ROOMS AGAINST COVID.

Além de encontrar alojamento temporário e gratuito, a iniciativa está também a operacionalizar parcerias com empresas solidárias que disponibilizem os seus serviços a preços simbólicos ou de custo, como serviços de petsitting, instalação de fechaduras eletrónicas, ou entrega de compras.

“Criámos o ROOMS AGAINST COVID cientes da necessidade de ajudar os que todos os dias nos apoiam, de forma inquestionável, colocando a sua própria segurança em risco. Consideramos que este objetivo tem vindo a ser alcançado. No entanto, apelamos à comunidade que nos ajude a chegar a mais profissionais da linha de frente, para que possam ter conhecimento desta possibilidade que os protege a si e aos seus. Igualmente, apelamos a que mais proprietários de alojamentos locais disponibilizem as suas casas – por agora vazias – para também eles integrarem esta árdua luta”, refere Mário Mouraz, responsável do projeto ROOMS AGAINST COVID.

O projeto conta com o apoio do Turismo de Portugal, entidade que disponibilizou um fundo de 250 mil euros para apoiar, através das Associações do Setor, os proprietários de alojamentos e hotéis com os custos de eletricidade, água, gás e limpeza. Também a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal e o Click2Portugal juntaram-se à iniciativa para estabelecer a ponte com hotéis que ainda não estejam disponíveis na plataforma, e a Associação de Alojamentos do Alojamento Local em Portugal (ALEP) está encarregue da gestão dos AL, assim como os grupos do Facebook ‘Alojamentos Locais – Esclarecimentos’.

A iniciativa surge dentro do movimento #tech4COVID19, que ao longo das últimas semanas já conseguiu reunir mais de 5000 voluntários das mais variadas áreas de atuação, competências e valências profissionais, sob o mote de unir o talento português no desenvolvimento de soluções tecnológicas que ajudem a população a ultrapassar o desafio que é a COVID-19.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *