Power Dot apresenta solução para os hóspedes carregarem os carros elétricos no hotel

Por a 3 de Abril de 2020 as 9:38
José Sacadura, CEO Power Dot

A strat up portuguesa especializada em carregamentos de veículos elétricos, que nasceu em 2019, quer fechar parcerias com hotéis. O conceito é simples: a Power Dot instala os carregadores nos parques de estacionamento ou garagens, assumindo todos os custos de manutenção e partilha parte da receita gerada com os parceiros. O hotel apenas tem de ceder o espaço, não tendo o serviço qualquer custo associado. Os hóspedes ficam assim com pontos de carregamento disponíveis durante a sua estadia. José Sacadura, CEO da startup explica o conceito e os objetivos do serviço.

Com que objetivos foi criada a Power Dot?
A Power Dot é uma start up 100% portuguesa e 100% sustentável que opera no setor dos carregamentos para veículos elétricos. A Power Dot foi criada com o objetivo de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis na mobilidade e, para isso, apresentou-se com um modelo de negócio inovador que consiste na criação de parcerias com proprietários de parques de estacionamento para instalação gratuita de carregadores para veículos elétricos. A Power Dot instala, gere e faz a manutenção dos carregadores sem qualquer custo para o proprietário do parque de estacionamento, tendo este que ceder apenas o espaço, e a ainda partilha parte da receita com os mesmos. Desta forma, queremos estar na rota e entrar na rotina dos donos dos veículos elétricos para que estes não tenham que fazer desvios para carregarem o seu veículo.

Que soluções oferecem?
Ao contrário dos veículos movidos a combustíveis fósseis onde os utilizadores têm de fazer um desvio da sua rota para abastecer, acreditamos que o carregamento do veículo elétrico tem de estar integrado na vida das pessoas. Por isso pensámos no consumidor, na sua rotina e desenvolvemos parcerias com os pontos de paragem principais para oferecer soluções de carregamento integradas. Centros comerciais, hospitais, restaurantes, municípios, parques de estacionamento e centros de escritório são alguns exemplos de pontos de referência para a vida das pessoas.

Como funciona o serviço de fornecimento de carregadores?
Os proprietários de parques de estacionamento são o público-alvo da Power Dot. Caso estes potenciais parceiros queiram ter os carregadores no seu parque apenas têm que entrar em contacto através do site e fazer o pedido para a instalação. Em 48 horas comprometemo-nos a responder ao pedido e a agendar uma visita técnica ao local para levantamento dos requisitos técnicos para a instalação dos carregadores. Após este processo são instalados os carregadores com as caraterísticas previamente definidas e garantimos o bom funcionamento dos postos ,bem como todos os custos de manutenção. Em Portugal, qualquer utilizador que tenha um cartão de carregamento de um comercializador de energia pode carregar nos nossos carregadores, portanto todo o universo de utilizadores de veículos elétricos pode ser nosso cliente.

Quais os custos ou responsabilidades têm os parceiros de assumir?
Os proprietários dos parques de estacionamento apenas cedem o espaço à Power Dot, sem qualquer custo ou outra responsabilidade associada. Após a instalação do carregador, a Power Dot assume a totalidade dos custos com a gestão e manutenção do equipamento.

Quantos postos de carregamento têm atualmente?
Atualmente estamos presentes em 40 parques de estacionamento de norte a sul do país, com 90 carregadores instalados ou em fase de instalação.

Qual o custo do carregamento para os utilizadores?
Na rede mobi.e, o custo de carregamento depende do contrato que os utilizadores de veículos elétricos tenha feito com a sua comercializadora já que o preço do carregamento divide-se no custo da eletricidade consumida e no custo da utilização do carregador.

De que forma o setor hoteleiro se apresenta como um bom parceiro? Que proposta têm para apresentar a hotéis?
Por norma, os hotéis têm parques de estacionamento e, só por aí, são um potencial parceiro para a Power Dot. Depois, são parques usados quer por clientes muito diversificados, que se deslocam ao hotel com diferentes objetivos, como pernoitar, assistir a conferências, apresentações, reuniões, almoços, etc. Provavelmente, uma percentagem significativa dessas visitas já é feita com veículos elétricos, e tudo aponta para que sejam cada vez mais os veículos elétricos em Portugal. Só em 2019, a venda destes veículos cresceu 69%. Se os clientes dos hotéis puderem carregar os seus automóveis durante estes períodos de visita, isto representa uma vantagem enorme para o hotel, que consegue, sem qualquer custo, oferecer um serviço mais completo ao seu visitante. Além de que, através da instalação de pontos de carregamento, o hotel está a contribuir para reduzir o seu impacto de CO2.

Qual o balanço da vossa parceria com a uber?
Estamos muito satisfeitos com a adesão dos motoristas e parceiros Uber. Desde o primeiro dia abraçaram esta parceria e começaram a utilizar os nossos Power Hubs. Contamos com milhares de carregamentos já efetuados por parceiros e motoristas e estamos confiantes que esta parceria ainda agora começou.

Que tipo de parcerias têm no horizonte?
A Power Dot está disponível para a realização de parcerias tanto com frotas, como foi o exemplo da Uber, e todos os proprietários de parques de estacionamento.

Quais os vossos objetivos para este ano?
Neste momento a Power Dot já está em 13 distritos de Portugal Continental, com carregadores instalados em 40 parques de estacionamento diferentes. O nosso objetivo é estar em todos os distritos e ilhas e oferecer os nossos serviços em 100 parques de estacionamento até ao final do ano.

2 comentários

  1. José Monte e freitas

    25 de Maio de 2020 at 16:46

    Têm cartão para carregamento em postos
    Caso sim como posso pedir um
    Sou particular

  2. Maria Elisabete Guterres Moreira de Almeida Nogueira

    19 de Abril de 2020 at 1:14

    Boa noite.

    Quero prestar esse serviço aos nossos hóspedes.
    Podemos conversar?

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *