TdP anuncia condições para aceder à linha de crédito de 60M€

Por a 18 de Março de 2020 as 16:18

Depois de o Conselho de Ministros ter aprovado, no passado dia 12, um conjunto de medidas destinadas a assegurar a mitigação dos impactos económicos causados  pelo COVID 19, entre as quais uma linha de crédito para microempresas do setor turístico no valor de 60 milhões de euros, o Turismo de Portugal anuncia agora as condições de acesso ao crédito.

Podem recorrer a este apoio empresas ou empresários em nome individual, com menos de 10 postos de trabalho e cujo volume de negócios anual ou balanço total anual não exceda os dois milhões de euros, com atividade em território nacional e certificação PME.

O apoio financeiro é calculado tendo em conta o número de trabalhadores existente na empresa em fevereiro de 2020, multiplicado por 750 euros por cada trabalhador e pelo período de três meses, até ao montante máximo de 20 mil euros por empresa. Este apoio não vence juros e é reembolsado no prazo de três anos, incluindo um período de carência de 12 meses.

Saiba mais: Novos apoios ao alojamento turístico e restauração chegam aos 1500 milhões de euros

 

“A Linha de Apoio à Tesouraria para Microempresas do Turismo irá manter-se em vigor até ser alcançada a dotação orçamental prevista, no valor de 60 milhões de euros. As candidaturas são submetidas através de formulário a disponibilizar no Portal Business do Turismo de Portugal que ficará disponível já nos próximos dias”, refere o TdP em comunicado.

Outras medidas

Além da linha de crédito, o TdP anuncia ainda outras medidas de apoio ao setor como um programa de consultoria online, desenvolvido pelas Escolas do Turismo de Portugal. “Esta iniciativa envolve 60 formadores, disponíveis para ajudar a identificar medidas individualizadas para cada área de negócio (marketing, CRM, operacional, financeiro, etc.) e colaborar na sua implementação, contribuindo para minimizar o impacto dos planos de contingência COVID-19”, explica.

Serão ainda suspensos, por um período de 12 meses os reembolsos no âmbito de projetos apoiados pelo Turismo de Portugal, com recurso a verbas próprias, no âmbito dos programas JESSICA, Linha de Apoio à Qualificação da Oferta (na parte do Turismo de Portugal) e Valorizar.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *