A revolução wellness: viagens transformadoras

Por a 27 de Janeiro de 2020 as 10:56

Vivemos e fazemos parte de uma nova Era de viagens. “Transformative Travel” é a motivação mais profunda que nos leva a viajar, uma realidade que ganha mais expressão a nível mundial no segmento de Luxo – esta busca que nos induz a viagens mais conscientes, profundas e transformadoras. Através dela procuramos a “cura” dos males do corpo e da alma. Wellnesssignifica o quê? Podemos traduzir como “Bem-estar”, a sua definição é por natureza, uma jornada de Vida; uma história com vários capítulos motivada por uma busca pessoal a vários níveis: físico, emocional, mental e espiritual. Acredito que esta frase ilustra bem o impacto desta mudança: “O Silêncio vale ouro” O paradoxo atual “obriga-nos” a repensar estratégias de produtos e serviços: Os consumidores sabem mais do que os players do mercado e estão cada vez mais atentos ao contraste “walk the talk”. Os tempos são outros, a mudança está para ficar e não há retorno: o Turismo e Hotelaria estão a ser forçados a acompanhar estas novas exigências: será que estão mesmo empenhados?

Em 2018 o tema central da ILTM Cannes foi Wellness na sua essência – destaque para apresentação de Anna Bjurstam, Fundadora do Global Wellness Summit (GWS) e VP Six Senses Hotels & Resorts Spas: uma visão geral sobre como Wellness está a redefinir as viagens de luxo: retiros, curas terapêuticas seja por alimentação ou por medicina sagrada “ayahuasca”. As marcas de destinos: regiões e países estão a reformular a sua estratégia, inevitavelmente uns vão deixar de ser preferências em detrimento de novas opções que se afirmam pela sua autenticidade, sustentabilidade, responsabilidade na defesa na Natureza. As marcas hoteleiras internacionais de Luxo há muito que integraram de forma séria e vertical esta premissa, exemplos de referência: Aman Resorts ou o grupo Hyatt com a compra do Miraval Resorts. A nível nacional destaque para o Juicy Oasis Boutique Health Retreat & Spa ou o Longevity Health & Wellness Hotel Alvor.

Das oito tendências para 2020 antecipadas pelo GWS, destaque para estas quatro:
Slow Wellness Travel: viajar respeitando a ritmo Humano, ou seja, focados na sustentabilidade e em minimizar ao máximo o impacto no planeta. Viajar de forma ecológica e preferencialmente ficar no seu próprio Pais. #FlyShame

The Urban Wellness Resort: É a aposta do Aman e Six Senses, com a abertura em Nova York de duas unidades. A procura por “Wellness City Breaks” está a aumentar, como também os “Wellness Clubs” como o Fivelements Habitat em Hong Kong e a COMO Urban Escape em Singapura.

Imersão na Floresta: Mais conhecido como “Banho de Floresta”, o poder da natureza no ser humano, já é reconhecido pela comunidade médica: na Escócia os médicos prescrevem “tempo na Natureza” como uma forma de reconexão e de busca por experiências profundas e transformadoras – Digital Detox.

A Nova Economia da Longevidade: Os viajantes entre os 45/55 anos buscam cada vez mais o novo conceito de luxo: experiências transformadoras que levam a estilos de Vida mais saudáveis e conscientes para uma longevidade com qualidade. Paralelamente, procuram aventuras na natureza mais ousadas que servem para recuperar os anos de “juventude”. A mudança nunca foi tão rápida e jamais será tão lenta.

*Ana Cristina Guilherme, Brand Storytelling, Formadora, Consultora

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