O outsourcing de gestão

Por a 3 de Janeiro de 2020 as 14:36

Bob Dylan cantava “you don´t need a weatherman to know which way the wind blows”. Bob Dylan cantava “you don´t need a weatherman to know which way the wind blows”. Mas precisamos de uma panóplia de especialistas se quisermos saber como vai estar o tempo amanhã ou daqui a um mês.O mesmo acontece nos nossos hotéis. Basta chegar à recepção para sabemos quantos hóspedes temos no hotel, mas necessitamos de recorrer a variados e cada vez mais especializados serviços e soluções tecnológicas para conseguir prever e assim preparar uma gestão adaptada.Na área do revenue management necessitamos estar atentos à permanente evolução das soluções e métodos inovadores e adaptar continuadamente as diferentes estratégias.Temos que estar preparados para a segmentação e optimização do preço, análise da concorrência, o site do hotel, SEO para reforçar visibilidade, a criação de incentivos directos e a procura constante de soluções informáticas que se adaptem ao nosso negócio. De qualquer modo, não podemos deixar de realçar que tantas decisões e conhecimentos devem ser executados por colaboradores devidamente credenciados de modo a se alcançar os melhores resultados.

O modelo de negócio que começou por ser estabelecido com base num simples acordo comercial entre duas entidades foi evoluindo para outras formas de relacionamento onde a perspectiva de partilha de custo / benefício passou a estar presente.O outsourcing de gestão hoteleira pretende, acima de tudo, promover o aumento das vendas, um maior reconhecimento da marca, a diversificação de parcerias, a ampliação do portfolio de serviços e a fidelização dos clientes.

As vantagensAs vantagens do outsourcing nesta área de negócio centram-se na criação de postos de trabalho especializados disponíveis 365 dias por ano e utilizáveis quando necessário reduzindo assim os custos fixos. As empresas ficam libertas de processos morosos ao ter acesso a ferramentas de gestão especializadas obtendo uma maior eficiência operacional. O network alargado de contactos permite também actualizar competências técnicas e tecnológicas e promover um reforço das capacidades de inovação.

Os desafios Estas empresas nasceram da oportunidade detectada de um novo estilo de gestão onde é necessário recorrer a cada vez mais funções especializadas sendo necessário combater a natural resistência à mudança pois este modelo não se coaduna com sistemas de gestão fechados onde a partilha de dados confidenciais é vista como uma ameaça ao próprio negócio.Também é importante que se defina cuidadosamente quais os limites da concorrência não prestando serviços a unidades concorrentes.

O futuroO outsourcing, fruto da crescente rentabilidade evidenciada por algumas empresas que recorrem a estes serviços, tem vindo a crescer de forma significativa ao longo do tempo. O modo como é estabelecido tem conhecido diferentes formas ao longo dos tempos.É um modelo adaptável a todos os tipos de negócio hoteleiro, desde o alojamento local até aos resorts de cinco estrelas.

* Maria do Rosário Barra, Secretária Geral da ADHP.

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