The Yeatman: quando o hotel é também o destino

Por a 25 de Dezembro de 2019 as 10:15

O enquadramento está delicadamente desenhado, como se de um plano cinematográfico se tratasse. O Douro é o cenário pintado pormenorizadamente à mão e a panorâmica sob a cidade do Porto a cena principal. Ainda não foi dada a ordem de ‘ação’ e o espectador que chega ao The Yeatman Wine Hotel & Spa, na zona histórica de Vila Nova de Gaia, fica, de imediato, com a respiração em suspenso. A entrada é feita pelo piso nove, o último, ou, neste caso, o primeiro piso da unidade a receber quem a visita.

A dinâmica foi criada de forma propositada para que os hóspedes comecem a experiência pelo ponto mais alto, sendo elevada a sua presença e agraciada a sua importância. Aqui, não há pisos negativos e a distribuição da unidade é feita de cima para baixo, um pormenor que, para quem acaba de chegar, deslinda os valores que tecem o serviço no cinco estrelas. Depois do check-in, é obrigatória uma visita ao terraço do bar no mesmo andar que oferece uma vista 360º. É possível vislumbrar a arquitetura do edifício, e a distribuição dos vários pisos em forma de socalco, lembrando as vinhas da região. A piscina com o design de um decantador informa-nos que no The Yeatman o vinho é o ator residente. Nos corredores de acesso aos quartos, repousam placas delicadamente iluminadas que expõem o nome de um produtor de vinho. Cada uma das 109 unidades de alojamento é personalizada com um parceiro vínico que não só oferece o nome ao quarto, como todo o mote que se espraia dentro de portas. Com elegância e simplicidade, são oferecidas referências de cada região do vinho representado, através de fotografias, livros ou quadros.

O hotel alberga uma história que remonta a 1838, ano em que a família Yeatman iniciou o comércio de vinho do Porto. As gerações sucederam-se e o nome da família foi oferecido ao cinco estrelas, aberto desde 2010, ao lado das caves de vários produtores da bebida mais afamada do Porto.

O Spa Vinothérapie Caudalie é outro dos trunfos da unidade. Os tratamentos, passíveis de realizar em 10 salas, têm como base ingredientes extraídos da vinha. Há uma extensa oferta de terapias individuais e de casal. Uma vez mais, a soberba vista enriquece o serviço, sendo companhia privilegiada na sala de massagens ou na piscina interior iluminada pelas luzes que moram no Porto.
O The Yeatman Wine Hotel & Spa é uma fatia perfeita da região e surpreende a cada pormenor.

A unidade é rica em história e cultura oferecendo diversas exposições de arte, como a coleção privada de copos, pertencente ao espólio da família, que conta com exemplares da Grécia antiga. Há também réplicas de algumas pinturas que figuram no Museu Nacional de Arte Antiga, uma mostra de Galos de Barcelos e uma cronologia da história mundial que ornamenta a escadaria de emergência. Os detalhes são, de facto, os alicerces que constroem a estadia elevando a experiência muito além das fronteiras da hotelaria. O The Yeatman justifica uma visita ao destino, não sendo um complemento, mas fazendo absolutamente parte dele.

Curiosidades

-No ano passado, foram investidos 7 milhões de euros numa ampliação que permitiu a inauguração de mais 26 quartos e uma nova suite: a suite presidencial, com 170 metros quadrados, dois quartos, terraço, jardim e piscina privada

 

– O restaurante do The Yeatman, com a assinatura do chef Ricardo Costa, é premiado com duas estrelas Michelin

– A carta de vinhos do The Yeatman, apresenta mais de 1500 referências, das quais 97% são de vinhos nacionais. Os jantares vínicos são uma das experiências mais cobiçadas bem como provas e seminários

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *