Lançado concurso do Revive para palacete em São João da Madeira

Por a 9 de Dezembro de 2019 as 11:32

Foi lançado, no âmbito do Programa REVIVE, o concurso para a concessão do denominado Palacete dos Condes, em São João da Madeira (Aveiro). Este é um dos 16 imóveis integrados na segunda fase deste programa. De acordo com a nota de informação divulgada pelo gabinete do ministério da Economia, as propostas podem ser apresentadas até 9 de março de 2020.

“O imóvel, com 5.237 m2 de área bruta total de construção – onde se estima que possam ser instalados cerca de 70 quartos -, será concessionado durante 50 anos para fins turísticos como estabelecimento hoteleiro de 4 estrelas ou superior. O caderno de encargos do concurso fixa como valor mínimo de renda anual 18.264 euros”, refere a nota.

Construído na viragem do século XIX para o século XX, este palacete “é um exemplar arquitetónico do “estilo abrasileirado” ou “arquitetura dos brasileiros”, símbolo da afirmação e do prestígio pessoal e riqueza do seu proprietário, António Dias Garcia, natural de São João da Madeira, que fez fortuna no Brasil. Após o desaparecimento de António Dias Garcia nos anos 40 do século passado, o palacete funcionou como Instituto de Línguas, Centro de Formação da Indústria do Calçado, Liceu e Tribunal”, acrescenta.

Este é um dos 16 imóveis abrangidos pela segunda fase do Programa REVIVE, que acrescem aos 33 imóveis da primeira fase deste programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças, com a colaboração das autarquias locais. É o 20.º imóvel a ter concurso aberto para a concessão da sua exploração.

Foram já adjudicadas 11 destas concessões, representando mais de 2 milhões de euros em rendas anuais e mais de 100 milhões de euros em investimento privado na recuperação de património público.

Atualmente, está ainda aberto o prazo para apresentação de propostas do concurso para a concessão do Mosteiro de Lorvão, em Penacova, prevendo-se para breve o lançamento do concurso para concessão do Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *