Healthia Certification quer os hotéis a servir mais saudável

Por a 7 de Outubro de 2019 as 10:23

Os hábitos dos hóspedes estão a mudar e as exigências de F&B são cada vez maiores. Opções saudáveis, vegan e adaptadas a várias condições alimentares são, cada vez mais, uma obrigatoriedade na oferta dos hotéis. Foi com esta premissa em mente que surgiu o Healthia Certification, a primeira certificação de alcance internacional criada para identificar e acreditar os hotéis que oferecem aos seus hóspedes a oportunidade de seguir uma alimentação saudável ao longo da estadia, em qualquer dos pontos de restauração do hotel.
“O nosso principal objetivo é adaptar a oferta dos hotéis aos novos hábitos, motivações, preferências e valores dos clientes de hoje em dia, seguindo as últimas recomendações dietéticas baseadas na evidência científica.

Os hotéis Healthia asseguram um padrão alimentar saudável em qualquer momento do dia, seja no buffet, no restaurante, no room service ou no minibar. Para tal, aplicamos diretrizes desenvolvidas por nutricionistas, com base no conhecimento científico existente, de forma a que o hotel responda às necessidades dos hóspedes que querem cuidar de si, assim como às necessidades específicas de desportistas, vegetarianos ou clientes com problemas de saúde, como excesso de peso, obesidade ou hipercolesterolemia”, explica à Publituris Hotelaria Martina Miserachs, responsável pela Healthia Certification.

O certificado pode ser solicitado por qualquer estabelecimento hoteleiro que ofereça opções saudáveis. Antes do processo de certificação, é realizada uma formação com o departamento responsável pela oferta gastronómica do hotel bem como um processo de assessoria personalizado para ajudar a adequar cada ponto de venda à Normia Healthia. Os 313 requisitos do protocolo desta norma passam por todos os pontos de venda do hotel (buffet de pequeno almoço, almoço e jantar, restaurante à la carte, snack bar, oferta MICE, cortesias na receção, lunch box, entre outros). Os requisitos do protocolo Healthia não limitam a oferta habitual do departamento de alimentos e bebidas do hotel, mas estabelece os mínimos para que seja possível comer de forma saudável em qualquer parte. Após a certificação de um hotel, qualquer alteração que seja realizada na oferta alimentar (por exemplo, mudança no menu do restaurante por mudança da estação) deve ser comunicada à Healthia antes da sua implementação e definição. A equipa de nutricionistas revê as fichas técnicas das receitas para assegurar que a nova proposta mantém os padrões definidos. Além disso, realizam-se ainda auditorias, sem aviso prévio, de forma a assegurar o cumprimento dos requisitos.

A certificação Healthia está no mercado há relativamente pouco tempo. Atualmente existem seis hotéis certificados em Espanha.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *