Procura de hotéis para casar está a crescer

Por a 3 de Setembro de 2019 as 10:00

Há cinco anos que não havia um número tão elevado de pessoas a trocar alianças em solo nacional. Depois de uma quebra de 21% na celebração de casamentos, durante o período da recente crise económica, entre 2008 e 2013, o ciclo parece estar a inverter. Nos últimos cinco anos, o número de casais de namorados a decidir dar o passo seguinte aumentou. Em 2014 foram concretizados 31 998 casamentos no país, valor que subiu para 34 637 (+8%) no ano passado, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Mas nem só de portugueses se tecem os dados. Se os encantos de Portugal têm soado bem fora-de-portas, no campo dos casamentos o cenário não é diferente. O número de estrangeiros que tem piscado o olho ao ‘’sim’’ em terras lusas está a ganhar peso. Na última década os casamentos de estrangeiros em Portugal dispararam 48%. Se em 2009 houve 930 trocas de alianças de casais de outras nacionalidades no país, no ano passado foram registadas 1379 bodas, adianta o INE que revela, ainda, que o Algarve é a região preferida do país para casar para quem vem de fora (637 casamentos em 2018), seguindo-se a Área Metropolitana de Lisboa (461), o Centro (97) e o Norte (65).

Os hotéis têm beneficiado dos bons ventos neste segmento e confirmam as estatísticas. Na hora de escolher o espaço para o copo-de-água as unidades hoteleiras têm surgido nas linhas da frente. O Pestana Hotel Group revela que a procura dos hotéis do portefólio para a concretização destes eventos tem aumentado sendo que a procura na marca Pousadas de Portugal cresceu 50% nos últimos cinco anos. Em 2018 foram celebrados 144 casamentos nestas unidades históricas, um aumento ‘recorde’ face aos 93 de 2015, admite o grupo. Nos hotéis do grupo no Algarve foram realizados 25 casamentos no ano passado e para este ano estão previstos 60.

Também o grupo Vila Galé faz um balanço positivo da procura nas unidades em Portugal para festas de casamento. “Em 2018 tivemos 25 casamentos e este ano temos previstos 22, nove dos quais já realizados e 13 nos próximos meses. O número de convidados pode variar entre os 30, nos casamentos mais intimistas, e os 80/120, nos de maior dimensão”, explica Rita Mendes, coordenadora de grupos e eventos da Vila Galé. O cinco estrelas Penha Longa Resort, em Sintra, afina pelo mesmo diapasão e faz um balanço positivo tendo acolhido 56 casamentos em 2015 e 69 em 2018. O Tivoli Hotels & Resorts confirma os números. “A nossa procura aumentou significativamente, nos principais hotéis para o segmento de casamentos – o Tivoli Palácio Seteais, o Tivoli Carvoeiro e o Tivoli Marina Vilamoura-, explicam os diretores de vendas do grupo Francisco Braga e Hélder Marcelino.

Casamentos de estrangeiros aumentam

Todos os grupos hoteleiros entrevistados pela Publituris Hotelaria acreditam que o aumento do turismo em Portugal nos últimos anos tem beneficiado a escolha do país como palco de uniões matrimoniais. No Penha Longa Resort há já mais casamentos de estrangeiros do que de portugueses. Do total do ano passado, 55 copos-de-água foram de noivos de outras nacionalidades, nomeadamente britânicos, americanos, irlandeses, franceses e brasileiros. Estes números já levaram o hotel a reorganizar-se para dar resposta aos pedidos. “Em termos de equipa de casamentos triplicámos nos últimos três anos. Há cerca de um ano, percebemos que era necessário a divisão da equipa entre venda e operação para que cada membro esteja focado na sua área, devido ao aumento da procura e exigência dos clientes. Em termos de equipa operacional temos equipas de banquetes e de cozinha dedicadas apenas a este setor”, explica a porta-voz do hotel.

Também nas unidades do grupo Tivoli a maioria dos noivos são estrangeiros, uma percentagem que se situa entre os 85% e 90%, adiantam os porta-vozes. Nas Pousadas de Portugal a procura por parte de países como Austrália, Dubai, Índia e Estados Unidos tem aumentado. Nas restantes unidades da marca do grupo Pestana foram realizados aproximadamente 40 casamentos de outras nacionalidades no ano passado.

Na Vila Galé, além dos casamentos, tem crescido a procura por serviços complementares como despedidas de solteiro e a noite de núpcias, que podem ser integrados no pacote do casamento. “O facto de termos mais turistas e de termos muita atenção mediática a nível internacional, permite que muitos estrangeiros pensem em Portugal para fazer despedidas de solteiro, para casar ou para fazer a lua-de-mel”, explica Rita Mendes que adianta que os brasileiros e britânicos são os principais mercados a casar nos hotéis do grupo.

Ocupação e pacotes especiais

Na hora de escolher o programa para um dos dias mais especiais do casal, as opções são inúmeras. Há pacotes com vários preços, que podem incluir alojamento, exclusividade da unidade ou celebrações complementares como despedidas de solteiro e noite de núpcias. “A opção da exclusividade é muito apelativa para o mercado internacional, uma vez que a média de quartos das Pousadas é mais reduzida do que na hotelaria em geral. Esta solução permite a personalização de todo o serviço, numa unidade hoteleira que, por si só, é uma experiência histórica”, aponta o grupo Pestana. Nas Pousadas do grupo cerca de 30% dos noivos opta por reservar quartos, em média, por duas noites. Nas restantes unidades, a maioria dos recém-casados escolhe pernoitar na unidade após o casamento.

Em Lisboa a percentagem é de 100% bem como na Madeira. Na ilha portuguesa a noite de núpcias já está incluída no serviço. Caso os convidados odecidam ficarhospedados são também oferecidas condições especiais. O grupo adianta ainda que a estada média, neste caso, não costuma exceder as três noites. Nas unidades da Vila Galé também há pacotes com várias ofertas. “A todos os noivos que realizem a festa de casamento num hotel Vila Galé é oferecida a noite de núpcias. As salas e/ou jardins onde se realizam a cerimónia, almoço/jantar e welcome drink não têm qualquer custo associado quando o casamento é realizado no hotel”, elucida a coordenadora de grupos e eventos da cadeia hoteleira. No Penha Longa Resort a taxa de bloqueio de quartos por contrato é de 20% e nos hotéis Tivoli há uma percentagem de entre 85% e 90% dos noivos que reserva a noite anterior e seguinte ao casamento. “No Algarve, os clientes reservam um mínimo de duas a cinco noites e notamos um interesse crescente nos convidados do casamento em também ficarem alojados no hotel. No caso do Tivoli Palácio de Seteais, o hotel obriga à exclusividade em festas com mais de 60 convidados, o que acaba por acontecer em praticamente todos os casamentos e a média de estadia são duas noites”, explicam os responsáveis.

Estratégias de venda e preços

O peso dos casamentos na operação hoteleira é cada vez maior e aposta nestes eventos tem sido também limada pelos vários grupos. A promoção em canais online, sites especializados, imprensa e feiras nacionais e internacionais são alguns dos meios de venda da oferta neste segmento. “Definimos um plano comercial a 360 graus, desde a captação do cliente direto à contratação com os wedding planners que, de facto, conseguem acrescentar uma solução “chave na mão”, com a gestão e contratação de todos os serviços associados a um casamento”, explica o grupo liderado por José Theotónio.

O Penha Longa Resort tem ainda ofertas especiais para épocas específicas, fora da altura de maior procura, como é o caso dos meses de inverno.

Os preços variam consoante os serviços contratados, o tipo de pacote e extras escolhidos. Ainda assim, os preços do catering por pessoa podem começar nos 65 euros e atingir os 200 euros. “Os nossos menus podem começar nos 100 euros, 120 euros ou 155 euros por pessoa, dependendo do hotel, e o preço final é também influenciado pelo espaço escolhido dentro do hotel. No caso do Tivoli Palácio de Seteais, a exclusividade tem um custo de 20 mil euros euros por dia ao qual acresce o custo de F&B”, indicam os responsáveis do Tivoli Hotels & Resorts. No Penha Longa Resort o preço médio de um casamento pode situar-se entre os 15 mil euros e os 20 mil euros. O grupo Vila Galé aponta os 70 euros como preço médio por pessoa, no que diz respeito ao menu e no grupo Pestana o valor pode balizar-se entre os 85  euros e os 130 euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *