Vamos voltar aos tempos de crise?

Por a 14 de Maio de 2019 as 8:33

A análise Swot de João Freitas, diretor geral Lutecia Smart Design Hotel

Ameaça

Vamos voltar aos tempos de crise?

De forma generalizada todos os hoteleiros sentiram que este inicio de ano começou de forma “tímida” em Lisboa comparando com o ano anterior. Obviamente que os crescimentos a dois dígitos teriam que abrandar ou mesmo acabar. As causas para este abrandamento são muitas: retorno em força de outros países como a Turquia; a procura de novos destinos pelos clientes; a falta de congressos; o aumento em força do alojamento local em especial os “serviced apartments“ que surgem com propostas muito fortes em qualidade e preço.

Devemos entrar em pânico ? Vão voltar os tempos de crise? Acho definitivamente que não, pelo menos nos próximos dois anos. Fazer previsões a mais de dois anos acho um bom exercício de imaginação mas pouco realista.

Devemos continuar a investir nos nossos hotéis e no nosso staff, pois só com produtos de qualidade e com serviço de qualidade podemos manter e aumentar preços.

As regras de contenção na atribuição de licenças de Alojamento Local, são extremamente importantes. Os turistas querem uma cidade com lisboetas, não querem uma cidade onde só vivem turistas.

Por outro lado, é fundamental que de uma vez por todas haja a coragem de limitar a abertura de novos hotéis, pelo menos em certas zonas da cidade.

Ponto fraco

Acho inadmissível que num País onde o Turismo tem a importância que todos sabemos, onde ganhamos dezenas de prémios internacionais, inclusive “o melhor destino do Mundo “ – haja uma providencia cautelar colocada pela empresa que não ganhou o concurso para a produção dos stands do Turismo de Portugal, que simplesmente impede o Turismo de Portugal de participar em feiras. Acham isto normal?? Os senhores juízes não percebem que estão a prejudicar todo o País com o atraso na sua decisão? As nossas ultimas representações com o esforço organizativo das regiões e o esforço financeiro dos privados, tem ficado abaixo daquilo que o nosso destino merece.

Ponto forte

A qualidade hoteleira em Portugal e, em especial, em Lisboa, é realmente muito boa. Desde os 3 estrelas até aos 5 estrelas temos produtos fantásticos, em que podemos competir com todas as cidades europeias.. Acho que atualmente estamos com os preços estabilizados, que obviamente esperamos aumentar mas com moderação também para não sobreavalorizar os produtos.

 

Oportunidade

Os DMC’s reclamam por isso, os hotéis de MI anseiam por isso, há que criar ainda mais condições para atrair grandes congressos e incentivos. A nova FIL, novos espaços para congressos e conferências. Todos sabemos que quando um grande congresso acontece na cidade, todos os “players” ganham com isso. Devemos continuar a investir nesta área em força.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *