GuestU atinge crescimento recorde em 2018 e chega a 11 mil quartos

Por a 12 de Abril de 2019 as 12:45

Tornar a experiência dos hóspedes mais fácil, mais personalizada e mais excitante através da tecnologia. Este é o propósito da startup portuguesa GuestU que há cerca de três anos criou GuestU Phone, um serviço que através da instalação de um smartphone num quarto de hotel permite uma interação entre o cliente, a unidade e a cidade em que se encontra. Com este telemóvel, que pode ser utilizado dentro e fora do hotel, o utilizador tem acesso a internet ilimitada, a 30 minutos de chamadas gratuitas para todo o mundo, ao guia da cidade, através do qual é possível descobrir os principais pontos de interesse e ficar a par de várias sugestões, a travel concierge bem como a várias aplicações como o Google Maps,o Tripadvisor ou a Uber.

Há um ano, a empresa estava ainda pé-ante-pé a caminhar na implementação do produto e, em janeiro de 2018, o GuestU Phone podia ser encontrado em mil quartos. Atualmente, e vários passos depois, o famoso smartphone chegou já a 11 mil unidades de alojamento, em 166 hotéis distribuídos por 25 países. “A maior fatia dos nossos clientes são hotéis independentes. Já trabalhamos para alguns grupos hoteleiros de referência em Portugal, nomeadamente o Grupo Pestana com quem temos um projeto de Inovação para a GuestU-App. Alcançámos em 2018 o nosso melhor ano de sempre em vendas e com um crescimento significativo. A maior parte deste crescimento veio do mercado nacional onde nos temos vindo a consolidar como a empresa com o melhor produto de apps para hotelaria” explica o operations director da GuestU, Manuel Lima. Para além de vários hotéis do grupo Pestana, a empresa integrou, em 2018, novas unidades hoteleiras no seu portefólio como o Hotel Iberostar Lisboa, o Valverde Hotel, o Hotel Verride Palácio de Santa Catarina. A conquista estendeu-se também ao alojamento local (AL) com o alargamento do serviço a unidades como a Casa Amora ou a Lisbon Inside Out. “O alojamento local é uma das áreas que tem crescido muito e onde encontramos muitas empresas com um grande focus na satisfação dos hóspedes e procurando diferenciar-se através da tecnologia. Hoje, já mais de 20% dos nossos clientes são empresas de AL”, atesta o responsável.

 

Crescimento e novas funcionalidade são objetivos para este ano

As vantagens do serviço são claras para Manuel Lima que indica que 40% dos hóspedes utilizam o GuestU Phone diariamente durante mais de uma hora. “O que mais se destaca é o impacto positivo que os nossos produtos têm na experiência dos seus hóspedes, tornando a sua estadia mais agradável, seja por simplificar a comunicação do hóspede com o hotel, seja por ajudar o hóspede na sua descoberta da cidade. Este impacto positivo tem depois um reflexo nos reviews de plataformas como o Booking ou Tripadvisor. Outra vantagem apontada pelos clientes é o potencial de upsell através da app ou phone de outros serviços do hotel ou de parceiros”, adianta.

A juntar aos bons resultados do ano passado, está ainda o investimento por parte da tecnológica Nonius Hospitality Technology, que atua no setor hoteleiro oferecendo várias soluções digitais para hóspedes. “A integração no grupo Nonius correu com toda a normalidade sem impacto para a satisfação dos nossos clientes. Desde então as oportunidades comerciais têm aumentado pela credibilidade que pertencer ao grupo nos trouxe”, acrescenta Manuel Lima.

Para este ano há várias novidades como a implementação de novas funcionalidades no serviço GuestU Phone. O ‘’mobile key’’ é uma destas e, com a utilização desta ferramente, vai ser possível utilizar o smartphone para abrir a porta do quarto do hotel, controlar a televisão, as cortinas ou as luzes.

Na lista de objetivos para 2019 está o desejo de crescimento tanto em Portugal como fora de portas. “Fazer crescer a nossa família de clientes levando os nossos produtos a um maior número de hotéis, tanto em Portugal como no mercado internacional usando a estrutura da Nonius que tem escritórios em 6 países é uma das nossas metas para este ano”, conclui Manuel Lima.

*Artigo publicado na edição de março da Publituris Hotelaria

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *