Opinião | A resiliência do segmento de luxo
O desenvolvimento de hotéis de luxo é um desafio com um elevado nível de complexidade. Um hotel de luxo deve superar todas as expectativas, nas coisas mais pequenas: pode ser uma vista deslumbrante, um serviço impecável, uma experiência inesquecível, ou seja, vai para além da decoração ou de um edifício possivelmente palaciano. É o fator “WOW”! De salientar também que nos hotéis de luxo, é mais importante que o cliente perceba onde está, ou seja, as tradições, a cultura, e os materiais são respeitados, em vez de refletir a identidade da marca.
Se olharmos para o contexto nacional, penso estarmos em condições de afirmar que, ainda que os primeiros passos já tenham sido dados por algumas unidades no sentido de se posicionarem neste segmento, acreditamos que ao nosso parque hoteleiro fazem falta marcas internacionais com esse posicionamento. E não é por falta de interesse das mesmas…é sim por falta de oportunidades! Estando no dia-a-dia em contacto com estas marcas percebe-se a sua vontade, quase necessidade, de estar presente em Portugal. E após análise de vários businesses plans realizados pelas mesmas – espantem-se – a generalidade acredita poder atingir eventualmente ADRs na ordem dos €500 a €600 por noite em ano de operação estabilizada.
Este foi o segmento, a nível mundial, que mostrou maior resiliência em contexto pandémico. Logo que foi possível viajar, foi nos turistas de maior poder económico que se verificou a mais rápida recuperação, para além de ser o posicionamento a atrair mais investidores nas circunstâncias actuais, pautadas ainda por alguma instabilidade.
O investimento em hotéis de luxo a nível Europeu está agora ao mesmo nível da média dos últimos dez anos, de acordo com dados da JLL, enquanto o mercado mais amplo caiu cerca de 40%. Mesmo durante a pandemia, o interesse por hotéis de luxo foi resiliente – mesmo que muitos investidores tenham permanecido cautelosos durante a primeira fase. Desde março de 2020, 14 negócios de hotéis de luxo foram assinados na Europa, no valor total de € 3 bilhões. A escassez de oportunidades para adquirir hotéis de luxo e a confiança na procura de longo prazo leva a um elevado apetite por parte dos investidores os quais se encontram amplamente disponíveis para analisar oportunidades quando estas surgem.
Os hotéis de luxo estão agora num caminho mais rápido para a recuperação do que o mercado hoteleiro em geral. A receita por quarto disponível está a aumentar mais rapidamente para o luxo do que para qualquer outro setor, de acordo com dados da HotStats. Nos hotéis de luxo de Londres, Milão, Paris e Roma, a receita por quarto disponível (RevPAR) está a melhorar mais rapidamente do que em hotéis de classificação inferior, de acordo com dados da STR Global.
Karina Simões, Senior vice-president Portugal JLL Hotels & Hospitality Group.