AHRESP cria plataforma para melhorar eficiência energética na restauração

Por a 22 de Novembro de 2023 as 17:16

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) está a desenvolver uma plataforma informática para diminuir os problemas identificados no desempenho energético dos estabelecimentos do setor da restauração.

Em nota de imprensa a associação explica que esta plataforma pretende  promover a eficiência energética “através da monitorização, da análise e do apoio à tomada de decisão sobre os consumos de energia nos estabelecimentos”.

A ferramenta digital permite também registar, criar objetivos, perfis de consumo e realizar diagnósticos energéticos automaticamente, após preenchimento de formulário uniformizado em função da tipologia do restaurante. Ao utilizar esta plataforma, quando o estabelecimento regista progressos na eficiência e desempenho energético, é emitido automaticamente um “Selo de Eficiência Energética”, que permanece associado ao estabelecimento desde que este mantenha ou supere os objetivos de melhoria do desempenho energético, através de conselhos que vão sendo emitidos pela plataforma.

No mesmo comunicado, a associação aponta que “a restauração uma das dez atividades que mais energia consomem, representando mais de 2% do consumo total de eletricidade no país”, razão pela qual considera que “esta plataforma digital será de elevada utilidade na redução dos avultados encargos financeiros que as empresas têm com os gastos de energia”.

A plataforma, de caráter gratuito, destina-se a todos os estabelecimentos com o código CAE 56 em Portugal, sendo já possível fazer um pré-registo através do link. Esta foi financiada no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo (PPEC) de energia elétrica e aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *