GuestCentric: Ritmo de reservas hoteleiras em Portugal mantem-se consistente até setembro

Por a 30 de Junho de 2023 as 11:23

A análise da GuestCentric indicam que em junho a taxa de ocupação aumentou 23% em comparação com o mês homólogo de 2022, e que as reservas para julho já atingiram 87% dos níveis de 2022 – sendo que existe ainda um mês inteiro de reservas de última hora pela frente – e as reservas para agosto e setembro estão a acelerar, de semana a semana. Verifica-se assim que, em 2023 Portugal tornou-se um destino de primeira escolha, tanto para turistas europeus como para americanos.

Por outro lado, a informação de mercado da Guestcentric revela que os Açores têm crescido em procura este ano, acima da média das regiões em Portugal, sendo que as reservas para julho estão o dobro daquelas verificadas em maio, um ritmo de crescimento muito acima do que se registou em 2022. O preço médio por dia (ADR) dos hotéis nos Açores regista também um incremento acima da média – de 33% em 2023, face a 2022.

Outras regiões com bom desempenho incluem Lisboa, o Centro de Portugal e o Algarve. Esta última revela uma performance sólida: 12% aumento na ocupação, mas o aumento do preço médio – 3% – não acompanha a taxa de inflação do país.

O preço médio (ADR) nos hotéis europeus, incluindo os de Portugal, está atualmente 13% acima dos níveis de 2022, com Lisboa e Porto a beneficiar do maior crescimento – de 18% em junho de 2023. No entanto, nos hotéis nos Estados Unidos, o preço médio tem vindo a decrescer, fixando-se atualmente 5% abaixo de 2022, indica a plataforma.

As viagens sustentáveis continuam a ser um tema relevante, especialmente para empresas e viagens de negócios.

Citando a pesquisa da Great Hotels of the World a GuestCentric considera que as viagens sustentáveis continuam a ser um tema relevante, especialmente para empresas e viagens de negócios, e que a não conformidade com os critérios de sustentabilidade, cada vez mais exigentes e precisos, é uma das duas principais razões para a rejeição de propostas de hotéis, por parte das empresas.

Para se preparar para a elevada procura do verão 2023, a empresa aconselha que mais do que nunca os hotéis em Portugal devem focar-se nos seus canais diretos, otimizando o seu website e oferecendo benefícios exclusivos e relevantes aos clientes que reservam diretamente com eles.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *