AHRESP debate impactos do Pacote Mais Habitação no Alojamento Local

Por a 19 de Junho de 2023 as 11:51

A AHRESP vai realizar a 28 de junho a Jornada Regional da Área Metropolitana de Lisboa, no Fórum Romeu Correia, em Almada, onde vai debruçar-se sobre os impactos do Pacote Mais Habitação no Alojamento Local (AL).

O evento, de inscrição gratuita mas obrigatória, “vai reunir representantes de entidades oficiais, especialistas, empresários e profissionais das áreas do alojamento turístico para uma reflexão conjunta sobre os desafios que os empresários podem enfrentar decorrentes das alterações à lei em discussão na especialidade na Assembleia da República”, como indicado pela associação em comunicado.

A sessão de abertura ficará a cargo do presidente da AHRESP, Carlos Moura, estando já confirmados como oradores Jorge Rebelo de Almeida, CEO do Grupo Vila Galé; Tiago Quaresma, CEO do Grupo Valor do Tempo; Laura Alves, da MUBi – Assocoação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, e Mário Alves, da Estrada Viva – Liga de Associações pela Cidadania Rodoviária, Mobilidade Segura e Sustentável.

Ao longo do dia estarão em debate três painéis. O primeiro será dedicado ao “Alojamento Local”, nomeadamente: às alterações e evolução da legislação; ao Pacote Mais Habitação; ao AL como alavanca do desenvolvimento e regeneração urbana das cidades e aos desafios futuros que se colocam às empresas de AL.

Num segundo painel será debatida a “Habitação – Incentivos ao Trabalho no Turismo”, onde vão ser abordados assuntos como as políticas de apoio aos colaboradores das empresas turísticas, com destaque para a importância da cedência de alojamento, entre outros incentivos.

Por fim, o terceiro painel vai debruçar-se sobre a “Mobilidade”, nomeadamente as “dificuldades e incompatibilidades com que os trabalhadores das áreas do Turismo se deparam no exercício da sua atividade, como conciliação dos horários dos transportes públicos para as suas deslocações, limitação dos horários das creches para poderem deixar os filhos ou falta de inclusão”, refere a AHRESP.

Numa nota final, a associação refere em comunicado que, “sem questionar o problema da escassez de habitação, já apresentou na Assembleia da República propostas alternativas às medidas relativas ao AL contempladas no Pacote Mais Habitação” – isto porque a AHRESP considera que “estas representam um retrocesso em matéria legislativa, que levará ao aumento da oferta paralela”. A associação aponta ainda que as medidas deste pacote “não resolvem o problema da falta de habitação acessível, e irão essencialmente prejudicar quem opera na legalidade e cumpre todos os requisitos para o exercício da atividade de AL”.

O programa completo da Jornada Regional da Área Metropolitana de Lisboa pode ser consultado no website da AHRESP através do link.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *