AHP e SITESE acordam revisão das tabelas salariais e das cláusulas de expressão pecuniária do Contrato Coletivo de Trabalho

Por a 19 de Junho de 2023 as 12:05

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (SITESE) chegaram a acordo quanto à revisão das tabelas salariais e das cláusulas de expressão pecuniária convencionadas no Contrato Coletivo de Trabalho (CCT), que está em vigor desde dezembro de 2021.

Em comunicado de imprensa enviado às redações, a AHP explica que as negociações com vista às alterações salariais começaram em novembro de 2022, “mas só agora é que o processo ficou concluído”. Na mesma nota de imprensa, a associação “recorda que no Orçamento de Estado (OE) para 2023 foi previsto para as empresas um incentivo fiscal à valorização salarial (majoração de 50% dos gastos relacionados com o aumento), desde que tal aumento seja determinado por CCT, seja pelo menos de 5,1% e não aumente o leque salarial entre os trabalhadores, face ao exercício anterior”.

Desta forma, a AHP explica que ” o acordo alcançado acarreta um aumento médio de 6,7%, variável em razão das categorias, representando um mínimo denominador comum para as empresas e um sinal significativo para os trabalhadores do setor”. No entender da AHP, este acrodo reflete “o compromisso da associação em reconhecer a importância dos trabalhadores da hotelaria no crescimento e sucesso contínuo do setor”.

Por enquanto, aguarda-se a publicação no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE) destas alterações e da Portaria de Extensão.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *