Montargil Monte Novo apresenta nova carta

Por a 4 de Abril de 2023 as 11:35

A entrada na estação da primavera lançou o mote para a criação de uma nova carta do hotel Montargil Monte Novo, uma das unidades do Grupo PBH.

Desta forma, Miguel Varela, chef e responsável deste espaço, “reforça a aposta em fundir tradição alentejana com inovação, colocando em prática a filosofia ‘farm to table’”, com a utilização de produtos locais, frescos e sazonais em menus distintos para o almoço e jantar, como indicado em comunicado.

“Nos últimos anos trabalhámos exclusivamente com menus diários, mas vamos seguir agora uma filosofia de pratos mais fixos, oferecendo opções mais consistentes. Para isso, tivemos a forte preocupação de integrar ingredientes que possamos encontrar facilmente no comércio local, como legumes, alguma carne, charcutaria e queijos. Essa abordagem permite-nos destacar os sabores autênticos da região”, refere o chef Miguel Varela.

O menu de almoço, disponível das 12h30 às 18h00, apresenta um conceito de petiscos e snacks. Nas entradas, o destaque vai para o queijo de ovelha e a tábua de enchidos de porco preto da região, moelas picantes na tomatada e ovos rotos MMN (batata frita, enchidos e ovos estrelados).

Nesta carta, o pão alentejano é assumido como a “estrela”, figurando em opções como a tosta de salmão, a tosta mista, a tosta club (com bacon, ovo, tomate, frango e batata frita), ou a tosta vegan (que inclui cogumelos, tomate, cebola crocante, curgete e aipo-bola). Destaque ainda para o prego ou bifana no bolo do caco e o hambúrguer de novilho.

No que diz respeito às saladas, destaca-se a salada mista, salada de frango, salada de salmão e salada vegan, que podem ser acompanhadas como molhos como maionese de alho assado, molho de anchovas ou de alcaparras. Na secção das massas, é possível escolher entre esparguete ou penne, com molhos como a carbonara, molho de tomate e orégãos, molho pesto e molho bolonhesa.

Já no menu de jantar, disponível das 19h30 às 22h00, o chef Miguel Varela “explora a culinária alentejana em pleno”. As entradas incluem uma tábua de enchidos e queijos alentejanos, legumes da horta com maionese roxa e alheira de caça com grelos. As sopas e caldos tradicionais do Alentejo são apresentados em pratos como o bacalhau com pão alentejano (Açorda Alentejana), a tomatada e toucinho, além de um cremoso de legumes locais.

O arroz carolino é um dos protagonistas deste menu, sendo utilizado em pratos como arroz com garoupa e gambas, arroz com cogumelos selvagens e espargos, ou arroz com filete de polvo panado com beterraba.

Entre os pratos de peixe, destacam-se o lombo de bacalhau com pimentos, o filete de garoupa com couscous e o polvo com grelos. Para as carnes, há opções como o carré de porco preto com maçã, borrego com hortelã, ou vazia de novilho Black Angus com pão alentejano, tomate e coentros.

As sobremesas incluem opções como a pera bêbeda com amêndoa e creme de ovo, chocolate 56% cacau e puré de frutos vermelhos e suspiros, e sericaias com gomos e doce de laranja.

Está ainda disponível um menu degustativo surpresa, mediante reserva.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *