Metahotel apresenta 10 regras para reter talento na H&T – Salón de Innovación en Hostelería

Por a 6 de Fevereiro de 2023 as 18:32

A partir desta segunda-feira, 6 de fevereiro, e até quarta-feira, 8 de fevereiro, decorre em Málaga o H&T, Salón de Innovación en Hostelería, um evento dirigido para os profissionais do canal HORECA e da indústria do turismo em Espanha.

O evento, que tem lugar no Palácio de Ferias y Congresos de Málaga (FYCMA), lançou o mote para várias apresentações sobre o setor, nomeadamente a captação e fidelização de talento em hotelaria. Esta sessão ficou a cargo de Juan Diego Salinas, diretor e fundador da Metahotel, uma empresa que ajuda equipas hoteleiras a compreender a sua rede interna para alcançar os objetivos da organização.

Para Juan Diego Salinas, a primeira chave para captar e reter talento no setor é clara: atualizar o modelo de negócio no que diz respeito ao pessoal, nomeadamente em relação a salários e conciliação da vida profissional com a pessoal.

Segue-se a criação de um percurso profissional atrativo para o colaborador – o chamado employe journey – potenciando o desenvolvimento pessoal dentro do setor. Este caminho conjunto começa logo “no processo de captação e seleção”, alinhando “as expetativas do colaborador e da empresa”.

“Se em algum momento estas expetativas divergem, o colaborador e a empresa devem sentar-se e ver o que se está a passar”, aconselha o diretor da Metahotel.

Num terceiro ponto-chave, Juan Diego Salinas aporta para a necessidade de se coordenar e simplificar o processo de recrutamento, seleção e retenção, a par de um quarto ponto – agilizar as entrevistas de contratação, bem como as entrevistas de seguimento dos colaboradores já contratados. No fundo, deixa uma questão: porque não fazer uma entrevista mais simplificada?

Quinta regra para captar e reter talento: identificar o que motiva o trabalhador. Pela experiência de Juan Diego Salinas, as três recompensas mais procuradas dizem respeito a: dinheiro e objetivos; afiliação – ou seja, o sentimento de pertença a uma empresa, frisando que “os jovens trabalham mais sentindo-se parte da tribo” – e, por fim, o poder. No entanto, este poder não tem que ver apenas com “o mandar mais, subir na empresa ou ser chefe: tem também a ver com a influência”.

“Uma das grandes descobertas que fiz foi a de converter chefes de departamento em mentores. Porque transmite a sensação de partilha de experiência, de influenciar os outros. Mais do que [ajudar] no processo de retenção de talento, esta medida serve para transmitir a nossa abertura e compromisso [enquanto empresa]”, explica Juan Diego Salinas.

Num sexto ponto, o diretor da Metahotel incentiva a dinamização de entrevistas inversas, com o candidato ou trabalhador a entrevistar a própria empresa – criando assim uma “oportunidade de conhecer melhor com quem se está a trabalhar”. Na sétima regra, Juan Diego Salinas frisa a importância de envolver os gestores de departamento na operação, enquanto na oitava regra aponta para a necessidade de se assegurar que as expetativas iniciais correspondem à verdadeira experiência na empresa.

Na nona chave para a captação e retenção de talento, o profissional refere a necessidade de introduzir feedback contínuo durante o onboarding do trabalhador na empresa a cada três meses – sendo que, pela sua experiência, ações como escutar e o respeito são as mais valorizadas pelos colaboradores.

Por fim, Juan Diego Salinas entrega uma última chave de ouro: “Faça do seu processo de atração e retenção um produto que deixe a sua própria marca. Um modelo do que é a sua empresa”.

O H&T, Salón de Innovación en Hostelería contabiliza este ano a sua 15ª edição e é considerado o maior de sempre, com três pavilhões numa área total de 25.000 metros quadrados e a representação de mais de 380 empresas do setor.


A Publituris Hotelaria marcou presença no H&T, Salón de Innovación en Hostelería  a convite da Cámara de Comercio, Industria, Servicios y Navegación de Málaga.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *