Dou Tua Branco 2021 é a nova aposta da adega Foz Tua para o verão

Por a 28 de Julho de 2022 as 12:30

O Dou Tua Branco 2021 é a aposta da adega Foz Tua para a temporada de verão. De nariz clássico, mais rico em notas tropicais e flores brancas do que em edições anteriores, este blend das castas Rabigato e Viosinho destaca-se por ser “um vinho redondo, com uma excelente fluidez”, como indicado em comunicado.

De cor amarelo límpido, o Dou Tua Branco 2021 apresenta aromas primários de fruta cítrica, com notas frescas de flor de laranjeira.

Com uma vibrante frescura, elevada mineralidade e alguma untuosidade, a adega garante que esta é uma “escolha versátil” para harmonizações gastronómicas como peixes e mariscos, carnes brancas e queijos de pasta mole e pouca cura. Deve ser servido entre os 10ºc e os 12ºc.

O lote de uvas utilizado nesta referência é proveniente de vinhas de solos xistosos, plantadas em altitude – uma com aproximadamente dez anos e outra com 70 anos. Ambas as vinhas são de baixa produção.

As uvas foram posteriormente vindimadas à mão para caixas de 20 quilos, passando pelo processo de prensagem direta de cacho de uva inteiro. Por fim, a fermentação alcoólica teve lugar em cubas de inox, “onde se procurou preservar todos os aromas primários da fruta branca”.

A edição 2021 conquistou a medalha de prata na categoria de vinhos brancos, no 1.º concurso “Vinhos e Sabores do Alto”, que decorreu em Alijó, no passado mês de junho.

Na sua génese os vinhos Dou Tua, na versão Branco e Tinto, pretendem afirmar-se como um símbolo do local onde se localiza a vinha, pelo que o rótulo ilustra a paisagem que se vislumbra entre as vinhas, com a união dos rios Douro e Tua.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *