Serão as Long Stays a luz ao fundo do túnel?

Por a 16 de Novembro de 2020 as 10:30

Os tempos mudaram demasiado rápido e a praça hoteleira nacional teve de arregaçar mangas e delinear estratégias para amenizar aquele que será um dos piores anos para a operação turística do país. Sem reservas, sem turistas e com quebras de ocupação e na faturação a atingir os 70%, face a 2019, é hora de encontrar soluções para o futuro e repensar mercados, segmentos e ofertas. O pulso está ainda a ser medido dia-a-dia e as certezas não são definitivas mas há já uma luz ao fundo do túnel que pode ajudar a amparar as contas dos hotéis: as long stays. Se, para muitas unidades esta era já uma realidade para muitas outras é agora uma nova aposta que surge para captar diferentes perfis de hóspedes e que, revelam os entrevistas pela Publituris Hotelaria, tem sido bem recebida. A forma de fazer turismo está a mudar e as exigências dos clientes começam a alinhar-se com a realidade de um futuro que é cada vez mais o presente.

A segurança, a privacidade, o conforto e a exclusividade são alguns dos pontos vantajosos desta modalidade apontada pelos hotéis.  É também uma forma de a hotelaria começar, cada vez mais, a responder aos novos perfis de turistas que irão aumentar de forma mais acelerada depois da pandemia como é o caso dos nómadas digitais e dos ‘remote workers’.

Afinal, como estão os hotéis a integrar esta modalidade à sua oferta?

 

Altis Hotels
Para o grupo Altis a aposta nas long stays não é uma novidade. Há mais de duas décadas que a cadeia hoteleira decidiu apostar neste segmento com a abertura do aparthotel Altis Suites. Seguiram-se o Altis Prime e o Altis Prata Hotel. Há pacotes para estadias a partir de três dias. Ao dispor estão facilidades como a piscina e o ginásio, lavandaria, room service e limpeza diária mas a grande aposta são os serviços personalizados muito procurados pelos hóspedes que ficam alojados no hotel mais de um ano. Apesar de esta oferta ser adaptável a famílias é o segmento corporate que mais o requisita. Ricardo Furtado, diretor de vendas do grupo, explica que o Altis Suites tem tido “para os tempos desafiantes e com menor procura, uma performance excelente para dimensão do hotel”. O responsável recorda que durante o período de confinamento o hotel manteve-se aberto e com clientes que optaram ficar lá alojados nesta modalidade.

Hotel Expo Astória
O três estrelas localizado na rua Braancamp, em Lisboa, acaba de apresentar o novo serviço ‘Corporate Long Stay’ dirigido ao segmento empresarial. A unidade com 113 quartos oferece dois pacotes de estadias longas: 15 dias por 750 euros ou 30 dias por 1200 euros. “Lançámos o novo serviço ‘Corporate Long Stay’ não só para o inverno mas para continuar ao longo de todo o ano. Foi a primeira vez que lançámos este produto, que tem como intuito chegar a um segmento de mercado diferente daquele que é o nosso principal (turistas estrangeiros), ou seja, atingir o mercado empresarial português. Esperamos que seja uma alternativa para fazer face à pouca procura turística que Lisboa atravessa neste momento e durante os próximos meses. Precisamos de nos reinventar para garantir uma continuidade sustentável da nossa unidade hoteleira.”, explica o diretor-geral do hotel Gustavo Cavallaro.

Hotel Infante Sagres
Há um ano que o Hotel Infante Sagres, no Porto, apostou numa oferta de estadias longas disponível entre novembro e março. Esta oferta compreende um mínimo de cinco noites de alojamento em qualquer tipo de quarto ou suite.  Está incluído um cocktail de boas-vindas servido e o pequeno-almoço. Para este ano os preços variam entre os 158 euros por noite em novembro e os 154 euros em dezembro, para ocupação single. “O segmento-alvo é o turista de lazer que procura ficar alojado no hotel com o intuito de descobrir a cidade portuguesa. O objetivo de proporcionar uma estadia confortável, segura e tranquila é já antigo. De resto, e olhando a esta conjuntura, vamos continuar a trabalhar para que o nosso hóspede tenha à sua disposição todas as condições para uma experiência em pleno, incluindo todas as medidas de higiene e segurança, indicadas pelas entidades superiores. Com o contexto pandémico em constante mudança, queremos manter uma postura resiliente e positiva, ainda que sempre realista, para os próximos meses. Acima de tudo, continuamos a trabalhar diariamente para nos adaptarmos da melhor forma possível à atual conjuntura”, refere Carlos Trindade, diretor do Hotel Infante Sagres.

Herdade da Malhadinha Nova
A Herdade da Malhadinha Nova, em Albernoa, Beja, oferece, desde a sua abertura em 2008, experiências desenhadas à medida e que incluem long e short stays. Ainda assim, devido ao atual contexto, foram acrescentadas algumas novidades.  “Tendo em conta o momento e o desejo dos nossos clientes estarem mais em família e mais isolados, implementamos nas experiências o conceito de exclusividade relativamente a todas as unidades. Dispomos de um serviço de chefe na vila, buggy privado para passeios autónomos pela propriedade, workshops de várias atividades exclusivos em todas as unidades, visitas virtuais que os clientes podem fazer a partir das suas suites e villas, como é o caso da adega. Estes são apenas alguns exemplos em que decidimos adaptar ligeiramente o nosso conceito de juntar clientes com gostos e interesses comuns para proporcionar a melhor experiência possível para proporcionar experiências mais exclusivas entre famílias e amigos”, explica a unidade.

Santa Bárbara Eco Resort e White Villas
As duas unidades açorianas do grupo Singular Properties oferecem pacotes com descontos para estadias mínimas de 14 noites, que variam entre 35% e 50%. A oferta é nova e vai agora começar a ser implementada. “Dirigimo-nos a diferentes perfis com um denominador comum: alguém que pretende mudar-se temporariamente para um destino seguro e onde possa usufruir do melhor que a natureza tem para oferecer com todo o conforto, exclusividade, segurança e privacidade de uma unidade hoteleira autêntica e Singular. Têm-nos procurado clientes que trabalham remotamente, casais de reformados que procuram a qualidade de vida ímpar dos Açores, famílias com crianças pequenas que vivem em grandes cidades e procuram um retiro em segurança, jornalistas em busca de inspiração em locais promissores para a época pós-pandemia”, refere o grupo.

Ambas as unidades dispõem de uma oferta adaptada às long stays já que as 30 villas do SANTA BARBARA e as 11 Suites & Villas do WHITE oferecem Kitchenette, uma zona de estar com área ampla e acesso a um terraço ou jardim. O grupo refere que irá avaliar a adesão nos próximos meses e ponderar o prolongamento da oferta. “As long stays contribuem para uma ocupação mais consistente e melhor rentabilização dos recursos necessários ao funcionamento do hotel”, conclui.

Torel Boutiques
O grupo Torel também implementou um programa de estadias longas pela primeira vez recentemente no Torel Palace Lisbon e no portuense Torel 1884 Suites & Apartments. A oferta destina-se a estadias mínimas de sete noites com a possibilidade de renovação por períodos iguais ou superiores sem limite máximo. Nos apartamentos do Torel 1884 Suites & Apartments a estadia só engloba o alojamento sendo que o serviço de limpeza não está incluído. No entanto, no Torel Palace Lisbon, a estadia é em regime de alojamento e pequeno-almoço, com serviço de limpeza incluído. O grupo apresenta dois tipos de tarifa: a não reembolsável encontra-se disponível para reservas no próprio dia no Torel Palace Lisbon a partir de 525 euros por semana e para reservas com 24 horas de antecedência e no Torel 1884 Suites & Apartments a partir de 420 euros por semana. Quanto à tarifa reembolsável, as reservas deverão ser efetuadas com uma antecedência mínima de sete dias e o cancelamento é gratuito até às 24 horas anteriores da data de check-in. Os preços são de 560 euros por semana no Torel Palace Lisbon e de 455 euros por semana no Torel 1884 Suites & Apartments.

 

Vale do Lobo Resort
Desde o ano passado que o Vale do Lobo Resort, no Algarve, implementou um pacote de long stays com o olho posto nos nómadas digitais. Atualmente é oferecido um desconto de 30%, aplicável a todas as tipologias, e está disponível para estadias de pelo menos 21 noites. Esta oferta inclui limpeza uma vez por semana e todos os privilégios exclusivos dos hóspedes de Vale do Lobo como um cesto de boas vindas no alojamento à chegada, a utilização gratuita do circuito interno de transporte, campos de ténis, ginásio e piscina exterior ou descontos exclusivos em green fees e no aluguer de equipamentos de golfe, entre outros. este ano a oferta está disponível em todas as tipologias. Em 2019  apenas estavam disponíveis as tipologias com capacidade dupla mas o hotel alargou a oferta e é possível reservar atualmente qualquer tipologia, desde os pequenos estúdios, até às grandes vilas com cinco quartos e piscina privada.

*Artigo publicado na edição 176 da revista Publituris Hotelaria

 

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