IoT Store: Infraspeak acelera a transição digital na gestão da manutenção hoteleira

Por a 9 de Julho de 2020 as 19:24

“Internet of Things” (IoT) ou, em português, a “Internet das Coisas”, já não é um conceito estranho para ninguém, mas há 21 anos que atrasamos a sua massificação. Agora, IoT deixou de ser um conceito tendência para se tornar uma obrigatoriedade. A COVID-19 acelerou o processo de transição digital de muitas empresas e reforçou a “Internet das Coisas” como um dos pilares da transformação atual.

Se o mercado da IoT valia 150 mil milhões de dólares em 2019, em 2021 deverá chegar aos 243 mil milhões. E é fácil perceber porquê: os pagamentos contactless, o teletrabalho, a telemedicina ou o rastreio das cadeias de transmissão são apenas alguns exemplos de coisas que não seria possíveis sem as diversas aplicações da IoT.

De forma a contribuir para acelerar este processo num setor tão tradicional como o da manutenção, a Infraspeak lança a Infraspeak IoT Store, um marketplace de soluções IoT que podem ser instaladas em máquinas, infraestruturas e equipamentos, com total integração com a plataforma Infraspeak.

Estas soluções são providenciadas por uma rede de parceiros de referência, capazes de instalar e integrar os melhores sensores IoT do mercado, tornando a “Internet das Coisas” mais acessível às empresas e às operações de manutenção.

Reduzir custos, otimizar processos e melhorar o serviço
Medir automaticamente a temperatura, a entrada e saída de ar, a humidade ou o consumo de energia são apenas algumas das possibilidades. Há vários tipos de sensores e dispositivos disponíveis, mas os objetivos são sempre os mesmos: reduzir custos, otimizar processos e melhorar as decisões tomadas, todos os dias, por gestores hoteleiros e técnicos de manutenção.

A IoT permite ter visibilidade e controlo sobre tudo o que acontece, de forma automática e em tempo-real. No caso de um Hotel, a IoT permite perceber que há uma anomalia num equipamento, como um ar condicionado, por exemplo, mesmo antes dos clientes terem dado conta do problema. As avarias podem ser resolvidas ainda antes de existir uma reclamação, melhorando significativamente a qualidade do serviço.

“Garantir operações de manutenção inteligentes é um compromisso da Infraspeak, por isso faz todo o sentido tornarmos mais acessível a implementação de IoT. As empresas que, de alguma forma, gerem equipamentos, têm hoje o desafio de recolher dados e utilizá-los para decidir melhor, ser mais eficiente e mais rentável. Integrar IoT passou a ser inevitável, visto que é das formas mais simples de obter dados que permitem decidir mais rápido e prevenir problemas desnecessários.”, explica Luís Martins, Co-Founder e VP of Product da Infraspeak.

No entanto, investir em IoT é só a primeira parte do processo a que todas as empresas terão de aderir, de forma a continuarem competitivas. É crítico que sensores e outros equipamentos IoT estejam ligados a uma plataforma que transforme os dados recolhidos em inteligência, o que terá um impacto relevante no dia-a-dia das operações de manutenção.

Além das vantagens óbvias de desenvolvimento de negócio, também a logística se torna mais fácil com a Internet das Coisas. As equipas deixam de ter de se deslocar aos sítios para avaliar o estado dos equipamentos e passam a poder controlá-los remotamente, o que, na era da COVID-19 e do trabalho remoto, é sem dúvida uma grande vantagem.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *