Como está a hotelaria a preparar o regresso?

Por a 9 de Junho de 2020 as 7:00

Os últimos dois meses foram longos para a hotelaria nacional. A esmagadora fatia das unidades de alojamento turístico viu-se obrigada a encerrar portas devido à pandemia da COVID-19 que não poupou nenhum setor da economia. Com reservas canceladas, trabalhadores em ‘lay-off’, e sem perspetivas de uma luz ao fundo do túnel, viveram-se dias de incerteza que roubaram o lugar àquele que se antevia como um ano promissor. Agora, ainda com a neblina a pairar no horizonte, alinham-se as novas rotinas para reabertura dos hotéis que coincide com o início da época alta. Ainda sem se conseguir tirar o pulso à operação de verão, é de esperança que se tecem os próximos meses, e, sobretudo, de fé no mercado interno. Os novos protocolos de higiene são o tema do dia, com todos os hotéis a afirmar implementar escrupulosamente todas as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS), de forma a induzir confiança nos futuros hóspedes.
Como está, afinal, a praça hoteleira a preparar o regresso à “nova normalidade’’?

VIP Hotels
Com 17 hotéis no portefólio em Lisboa, Sintra, Ponta Delgada e Moçambique, o grupo hoteleiro nacional, fundado em 1978, vai reabrir, em junho, a maioria das unidades em Lisboa. Durante os últimos meses mantiveram-se em operação o VIP Executive Arts, em ‘full operation’, e o VIP Berna que apoiou os profissionais de saúde. Sobre a reabertura nos Açores, o grupo garante que, primeiro, é necessário “assegurar que as ligações aéreas são estabelecidas de forma consistente”. Os últimos meses refletiram-se na operação do grupo que diz estar a viver uma “situação sem precedentes onde a operação desceu a níveis ínfimos”. O encerramento da maioria das unidades, a faturação quase nula e a adoção do regime de ‘lay-off’ para os trabalhadores foram as consequências. Agora, importa adotar os novos protocolos e apostar nas vendas. “Vamos reabrir progressivamente, com foco no cliente. Os ‘drivers’ principais da operação serão, por um lado, a segurança e higiene através da implementação e divulgação das orientações emanadas pela DGS e pelo Turismo de Portugal (TdP) e, por outro, nas vendas por via direta e em todos os canais parceiros”, atesta Miguel Cymbron, director of sales & marketing que adianta que a maioria das unidades tem já o selo ‘Clean & Safe’, promovido pelo TdP, aprovado.
Para os próximos meses há já algumas reservas, embora “em números muitíssimo inferiores ao habitual”. “Portugal tem de relançar a sua atividade turística, a muito curto prazo, sendo fundamental ter uma comunicação assertiva e massiva, nos principais mercados europeus, americanos e asiáticos. Deste modo, aproveitamos para deixar a nossa sugestão: uma campanha baseada em Portugal – Double safe destination. O tradicional safe relacionado com a muito baixa criminalidade e total ausência de terrorismo e o novo safe relacionado com a forma eficaz como o país controlou a pandemia”, acrescenta o responsável.

Savoy Signature
É na ilha da Madeira que o grupo tem o seu portefólio de seis hotéis. Para já, devido às questões relacionadas com as acessibilidades aéreas, não está ainda definida uma data para a reabertura das unidades, sendo que tem sido apontado, pelos operadores, o final de junho como a altura possível para a retoma. “Pretendemos abrir os nossos hotéis de uma forma faseada conforme as reservas e previsão de ocupação. A ideia inicial é abrir uma unidade na Calheta, uma na zona Oeste, e uma no Funchal”, refere Ricardo Farinha, CCO Savoy Signature que explica ainda que o maior desafio dos últimos meses foi a faturação zero. Contudo, as perspetivas para o verão são feitas em tom otimista.“Alguns dos nossos hotéis têm prevista uma ocupação superior a 70% em julho e agosto. No entanto, as restrições que estão a ocorrer um pouco por toda a Europa geram alguma incerteza sobre o comportamento e as decisões dos clientes relativamente à manutenção destas reservas, nomeadamente, no que decorre das limitações e recomendações específicas dos países de origem”, aponta. O reforço das práticas de higiene e segurança são uma das preocupações nesta nova fase e, por isso mesmo, foi definido um plano de segurança e prevenção sob o mote ‘Stay Safe Stay Savoy’, bem como requerido o selo Clean & Safe para todos os hotéis. Cativar hóspedes é o principal objetivo e a estratégia está já definida. “Numa altura em que é imperativo proporcionar ao cliente segurança e flexibilidade em reservas futuras, temos disponível uma campanha de vouchers com benefícios excecionais para os clientes, assim como tarifas flexíveis em vigor. Além disso, vamos investir na comunicação do nosso plano e das diversas medidas de higiene e segurança para que os nossos clientes estejam suficientemente confiantes para avançar com reservas nas nossas unidades”, conclui.

Montebelo Hotels & Resorts
A cadeia hoteleira, do grupo Visabeira Turismo, que detém sete unidades em Portugal e cinco em Moçambique, afina pelo mesmo diapasão dos restantes grupos hoteleiros, na hora de apontar os impactos de dois meses sem operação e refere que a faturação zero foi o maior constrangimento. Quanto a datas, é ainda cedo para avançar com uma previsão concreta. “Temos uma previsão mas ainda estamos a avaliar. É fundamental conhecer os requisitos de funcionamento que vão ser definidos, a evolução da pandemia e perceber a apetência de todos para retomar a utilização de hotéis nos segmentos lazer, MICE, etc. Estamos com muita vontade de voltar a ver os nossos hotéis a funcionar mas essa decisão tem de ser muito bem ponderada e preparada para garantir que além da habitual qualidade também a segurança que ganhou toda uma outra relevância”, refere Jorge Costa, Presidente da Comissão Executiva da Visabeira Turismo, que adianta que a abertura será sempre feita com o cumprimento de todas as medidas de higiene e procedimentos de limpeza. Neste âmbito, o Montebelo Hotels & Resorts solicitou já o selo ‘Clean & Save’, iniciativa que aplaude: “Estamos convictos que esta é uma medida que seguramente vai colocar o destino Portugal na linha da frente para a recuperação deste setor”. O grupo admite ainda que tem já um “um número razoável de reservas face à situação atual” para os próximos meses. “O panorama, para melhorar, vai depender da evolução da pandemia e, consequentemente, também do nível de confiança que os portugueses, e eventualmente os espanhóis tenham para viajar, uma vez que, no limite, são estes os mercados com os quais poderemos contar. Para a Região Centro já eram estes os nossos principais mercados, no entanto, estamos num momento atípico onde a situação é analisada ao dia e, portanto, as previsões são muito relativas”, diz o responsável.

Sublime Comporta
A unidade localizada em Grândola já agendou a reabertura para o próximo mês de junho. O selo ‘Clean & Safe’ foi também já solicitado e, entre as novidades, destaca-se a nova oferta: as Villas – Família e Amigos. O novo produto visa oferecer uma experiência mais privada para pequenos grupos e oferece piscina privada, área exterior alargada, sala de estar com lareira e sala de jantar e cozinha equipada. A unidade refere ainda que irá cumprir todas as normas de segurança indicadas pelas DGS e que haverá opção de check-in no quarto. O spa manter-se-á encerrado bem como a piscina. O restaurante principal do hotel estará aberto, respeitando todas as medidas de saúde e segurança definidas, incluindo lugares limitados, espaço entre os hóspedes, uso de máscaras pelos funcionários, entre outras medidas. O ginásio e campo de ténis estarão abertos para uso com algumas restrições. Para a CEO, Teresa Roldão de Barros, os maiores desafios desta época foram “o parar. Pensar. Avaliar. Apreender e reestruturar. A redefinição total de procedimentos operacionais e dos chamados SOP´s de forma a garantir que cumprimos todas os critérios definidos pelas variadíssimas entidades tanto nacionais como internacionais, garantindo desta forma segurança aos clientes e colaboradores”.

My Story Hotels
O grupo hoteleiro liderado por Acácio Teixeira tem sete unidades em Lisboa, no Porto e nos Açores. Na capital, o My Story Hotel Tejo manteve-se operacional e as restantes unidades irão abrir em junho. O restaurante La Squadra no My Story Hotel Figueira reabriu no passado dia 18 de maio, data em que a restauração nacional recebeu luz verde para voltar à normalidade. O grupo garante que as unidades serão abertas na totalidade e respeitando as normas da DGS e do selo ‘Clean & Safe’. As reservas são ainda uma incógnita. “Não existem ainda muitas reservas em virtude de todos estarem à espera da estratégia das companhias aéreas, fundamentais para o planeamento da época”, adianta a cadeia.

Dom Pedro Hotels & Golf Collection
O grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection vai voltar a operar de forma faseada. Numa primeira fase, a 29 de junho, irão reabrir os hotéis na região do Algarve bem como os respetivos restaurantes. O campo de golfe Dom Pedro Old Course Golf Club reabriu no início de maio e, os restantes campos da modalidade bem como hotéis apenas iniciarão a sua operação numa segunda fase, ainda com datas a definir. O grupo, que tem já aprovado o selo ‘Clean & Safe’ destaca as medidas de segurança e higiene implementadas em todas as unidades.

Vila Galé
A Vila Galé aposta também na reabertura faseada dos seus hotéis e em junho reabre 11 unidades que se juntam às cinco que se mantiveram em operação nos últimos meses. As dezasseis unidades terão o selo Clean & Safe, atribuído pelo Turismo de Portugal e seguirão “um plano muito rigoroso de funcionamento de acordo com as recomendações da Direcção Geral de Saúde (DGS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS)”, refere o grupo que vai ainda inaugurar duas novas unidades: o Vila Galé Serra da Estrela e o Vila Galé Collection Alter do Chão, cuja abertura estipulada inicialmente para março foi adiada.

Vale d’Azenha – Hotel Rural & Residences
Em Alcobaça, o Vale d’Azenha – Hotel Rural & Residences vai voltar a operar a partir do dia 1 de junho. Também o restaurante Golden, dedicado à gastronomia tradicional, irá apresentar neste dia, a sua nova ementa estival, com a assinatura do chef António Matos. “Durante este período de confinamento aproveitámos para fazer uma série de adaptações nos nossos 19 quartos e seis Villas de forma a recebermos os nossos hóspedes com total segurança e de acordo com os requisitos definidos pelo Turismo de Portugal sob as orientações da Direção-Geral de Saúde. Fomos exigentes com todas as medidas implementadas, mas continuaremos a privilegiar o atendimento personalizado que sempre foi a nossa imagem de marca, porque consideramos todos os nossos clientes como uma parte da grande família do Hotel Vale d’Azenha”, refere a unidade. Foi elaborado também um manual interno de procedimentos de higiene e segurança com todos os processos operacionais de desinfeção das instalações, assim como protocolos a seguir por colaboradores e hóspedes.

Moov Hotels
Os três hotéis do grupo Endutex – Moov Porto Centro, Moov Porto Norte e Moov Évora já reabriram a 13 de maio. Entre as várias medidas de higiene e proteção de colaboradores e hóspedes, o grupo destaca a migração tecnológica de vários serviços de atendimento, que vão permitir fazer check-in e interagir com as equipas do hotel em segurança. Entre as medidas excecionais adotadas, destaca-se a decisão de manter os quartos bloqueados três dias depois da sua ocupação. “Caso um cliente fique mais do que uma noite, pode optar por mudar de quarto todas as noites para um quarto limpo ou por não ter limpeza e solicitar a troca de toalhas”. O grupo criou ainda um novo sistema tecnológico de apoio às reservas e check-in que torna o processo mais autónomo e seguro. Através da nova App Moov Hotels é possível fazer o contacto com o hotel sem necessidade de interação pessoal, incluindo recomendações sobre o que fazer e visitar na cidade e acesso exclusivo a campanhas e ofertas. Os hotéis vão também disponibilizar opção de check-in online.

Torre de Palma Wine Hotel
O Torre de Palma Wine Hotel, inserido na
Herdade de Torre de Palma, em Monforte, distrito de Portalegre, vai reabrir portas no próximo dia 05 de junho. Também o restaurante Basilii e adega retomam a atividade no mesmo dia. A unidade, que dispõe de 19 quartos com capacidade para 50 hóspedes, elaborou um guia com todos os processos de higiene e segurança a adotar nesta nova fase.

“O Torre de Palma cumpre os requisitos definidos pelo Turismo de Portugal de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde, que permitem considerá-lo um Estabelecimento saudável e seguro, dispondo assim do selo Clean & Safe”, explica a unidade. A piscina interior, o jacuzzi e o banho turco estarão encerradas numa fase inicial como medida de prevenção mas mantêm-se os tratamentos com os terapeutas que devem ser marcados previamente e carecem do preenchimento de um formulário.

Bela Vista Hotel & Spa
O Bela Vista Hotel & Spa, hotel boutique localizado sobre a falésia da Praia da Rocha, volta a abrir as suas portas no dia 19 de junho. “O maior desafio prende-se com o perfil de cliente do hotel que é, maioritariamente, internacional, atingido a ordem dos 90% e que se divide entre mercados internacionais. O mercado doméstico vai ser uma das grandes respostas – embora o Algarve, em geral, conte apenas com cerca de 30% em matéria de turistas nacionais – e algumas reservas que recebemos do mercado internacional para a partir de julho, permitem- nos olhar com mais otimismo para esta reabertura”, explica Gonçalo Narciso dos Santos, general manager da unidade.

Zmar Eco Experience
Localizado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o Zmar reabre ainda este mês, a 28 de maio. Nesta fase inicial, a unidade vai disponibilizar tarifas sem pequeno almoço e sem refeições, prevendo que o serviço de restauração, que por enquanto está disponível apenas em versão take-away, seja reativado de forma gradual, tal como deverá acontecer com os restantes serviços disponibilizados pelo Eco Resort.“A reabertura faseada dos serviços de restauração com pequeno-almoço e refeições em regime de take-away (produtos à venda na loja e no bar) será implementada a partir de 28 de maio e os restantes serviços e áreas públicas serão alvo de avaliação permanente. Prevemos uma abertura faseada de vários serviços a partir de 1 de junho que será atempadamente anunciada, nomeadamente em relação às piscinas, que segundo informação do Governo se prevê existir permissão para abrir a partir do dia 6 de junho”, informa.

Monte Santo Resort
O Monte Santo Resort, localizado no Algarve, e cuja reabertura acontecerá em junho, tem apostado em diversas ofertas para o mercado nacional como é exemplo a iniciativa “Despensa Cheia”, que visa a disponibilização de mercearias básicas que estarão à chegada ao resort.
“O Monte Santo Resort continuará a oferecer um serviço de excelência, garantindo a segurança de todos os colaboradores e hóspedes”, explica a unidade. Deste modo, o resort reinventa e altera alguns dos procedimentos tendo em conta o bem-estar e o distanciamento protetor, refletindo a nova guest experience do Monte Santo Resort”, acrescenta o hotel.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *