Recruta-se um(a) diretor(a) geral. Precisa-se de um(a) CEO

Por a 27 de Dezembro de 2019 as 9:25

Procura-se diretor(a) geral para uma unidade hoteleira de 210 quartos.

Percurso Académico
– De preferência licenciado(a) em Hotelaria.
– Licenciados em Gestão de Recursos Humanos – para esta “people industry” – não são relevantes.
– Licenciados em Gestão para gerir este hotel, que pode faturar 15 milhões de euros por ano, não será muito relevante. Aprende-se no terreno.

Competências exigidas
– Experiência comprovada na operação hoteleira – de preferênca uns 10 anos, dos quais 5 anos de Chefia ou direção de departamento. Dá-se preferência a candidatos que tenham feito carreira em várias funções hoteleiras. Experiência noutras indústrias ou setores económicos não é valorizada.
– Visão estratégica e abrangente do negócio, do mercado, dos clientes e da previsão da evolução a cinco anos
– Elevadas competências de analítica, contabilidade e gestão – fundamentais para uma empresa moderna competitiva. Mas não há formação específica e atualização permanente nestas áreas. Afinal, houve duas cadeiras durante o curso de hotelaria, há 19 anos.
– Capacidade de gerir e de rentabilizar restaurantes e bares de vários tipos – também eles abertos sete dias por semana. Esta gestão será feita com a “prata da casa” que também trata de pequenos-almoços, banquetes, mini-bares, e outros. Isto porque não deve ser tão dificil gerir bem estes negócios, que abrem e fecham portas em permanência, em qualquer lado.
– Disponibilidade para trabalhar a qualquer hora do dia ou da noite, tanto durante a semana como aos fins de semana. Trabalhar por turnos com mais pessoas para cargos de direção não parece ser necessário, muito menos propor-lhes semanas de quatro dias intensivos de trabalho, como se faz há décadas na aviação.

Principais tarefas
– Gerir uma unidade hoteleira e seus serviços: restaurantes, bares, piscinas, health club, spa, campo de golfe, centro de congressos, lojas, entre outros.
– Liderar uma equipa de 100 a 200 colaboradores, que trabalha por turnos 24/7 em várias direções, funções e horários com cerca de 50% em trabalho temporário.
– Elaborar, executar e comentar orçamentos e resultados: diários, mensais, trimestrais e anuais.
– Elaborar e gerir planos de investimento anuais e a cinco anos: construção, remodelações,manutenção, sistemas de informação, instalações desportivas, decoração de interiores, entre outros.
– Conhecer, interpretar e cumprir com a legislação aplicável– imobiliária, hoteleira, laboral ou empresarial.
– Elevada capacidade de negociação – com acionistas, proprietários, colaboradores, parceiros de negócios, ou fornecedores.
– Responder pessoalmente às opiniões publicadas pelos clientes do hotel – cerca de 70% dos clientes publicam as suas opiniões.
– Diariamente, cinco minuto por dia – conhecer e acompanhar os hóspedes

Remuneração
A hotelaria é “Paixão” e “Amor à Camisola”, e o(a) diretor(a) de hotel é remunerado(a) em conformidade. As responsabilidades inerentes à função são um privilégio do cargo.

Passados 2 meses….
Entrevistámos 10 candidatos. Não encontrámos as pessoa certa. Temos um problema sério de recursos humanos na Hotelaria. Parece que ninguém quer trabalhar.

Rita Alves Machado, Sales & Marketing da Great Hotels of the World.

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