Hospitality & Leisure: um balanço de 2019

Por a 11 de Dezembro de 2019 as 8:03

O sector de Hospitality & Leisure em Portugal continuou a demonstrar um forte dinamismo em 2019 e prevê-se que a tendência se mantenha para 2020. De Norte a Sul, o país mantém-se como um destino altamente atrativo para os turistas, o que impulsiona fortemente o desenvolvimento e evolução do sector, que se torna cada vez mais profissionalizado e especializado.

A hotelaria reinventa os seus serviços para atrair clientes estrangeiros
Para atrair e reter o crescente número de clientes estrangeiros, a indústria hoteleira aposta cada vez mais em novas ofertas de alojamento, mas também em serviços auxiliares, como casamentos, turismo gastronómico, seminários ou bem-estar. Nesse sentido, registou-se por parte dos grupos hoteleiros uma procura maior por perfis que desenvolvem e comercializam este tipo de ofertas:
 Gestor de Eventos;
 Director Comercial;
 Director de Marketing;
 Director Geral;
 Chefe de Cozinha.

A procura pelos perfis digitais
Com a evolução digital no sector hoteleiro, as vendas indiretas e vendas online são cada vez mais representadas: as funções de Digital Marketing Manager, Channel Manager ou Web Marketing estão em pleno desenvolvimento. A análise de preços e estatística também estão a ganhar espaço, tendo aumentado a procura por Revenue/Yield Managers. Em Agências de Viagens Online, destaca-se a procura de perfis como Product Managers ou Business Developers com um foco claro no digital.

Turismo de negócio em ascensão
Verifica-se também um bom crescimento no turismo de negócio: o investimento estrangeiro em Portugal, cimeiras internacionais como a Web Summit, o dinamismo dos Shared Services Centers… são fatores que contribuem para um cada vez maior dinamismo das estadias em hotelaria por motivos profissionais. As ferramentas de reserva de viagens estão a multiplicar-se, desenvolvendo o trabalho de pessoal qualificado e competente nesta área. Atualmente os perfis mais procurados são os de Travel Manager, Commercial/Account Manager e Account Manager em turismo de negócio.

A atração e retenção de talento
O crescente dinamismo do sector torna também cada vez mais importante a atração e retenção do melhor talento.
A transparência continua como um dos principais valores, existindo um cuidado em todos os aspetos, desde a reputação online ao compromisso com o cliente, passando pela Responsabilidade Social Corporativa (RSC). O sector de Hospitality & Leisure tem tradicionalmente horários árduos, mas as novas gerações  priorizam o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Neste contexto, o dynamic work  converte-se numa ferramenta de retenção de talento.

Os salários mantêm-se estáveis, mas benefícios como formação, estacionamento, descontos em restaurantes e hotéis da empresa ou  flexibilidade são cada vez mais valorizados.

*Análise de Francisco Emauz Ribeiro, Associate Manager Michael Page Hospitality & Leisure.
**A Publituris Hotelaria manteve a grafia original do artigo

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *