AHP dá a conhecer oradores do 31º Congresso Nacional

Por a 15 de Outubro de 2019 as 17:23

Transporte aéreo, crescimento da região norte, a importância do mercado espanhol, os desafios dos grandes grupos hoteleiros nacionais e a singularidade portuguesa são alguns dos temas que vão estar em debate no 31º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que vai acontecer no Centro Cultural de Viana do Castelo, de 20 a 22 de Novembro.

Com cerca de 400 congressistas esperados, o congresso dos hoteleiros nacionais começa com aqueles que Raul Martins, presidente da Associação de Hotelaria de Portugal, denomina por “big five hoteleiros”, ou seja, os cinco maiores grupos hoteleiros portugueses – Pestana, Vila Galé, Hoti Hotéis, SANA Hotels e PortoBay Hotels, com o tema O Investimento Hoteleiro em Portugal. Os responsáveis dos grupos hoteleiros vão responder a questões como “Estaremos em Expansão? Onde e Como?”, mas também aos desafios que se colocam na operação e crescimento das unidades hoteleiras. “O que é pensam em fazer quando o mercado está numa fase de menos crescimento e como é que eles pensam em evoluir”, indica Raul Martins.

O segundo painel do congresso tem como foco a Convergência Ibérica – As oportunidades de Portugal com Espanha, ou seja, como continuar a atrair um dos principais mercados emissores para Portugal. Neste painel estão confirmados os seguintes oradores: Mafalda Bravo (Ávoris), Maria de Lurdes Vale (Turismo de Portugal), Daniela Santiago (RTP) e Javier Martin (El País).

Segue-se o debate sobre os “Desafios da comercialização digital”. Uma análise aos desafios da comercialização digital de pequenas, médias e grandes unidades hoteleiras. Rik Plompen, Director of Distribution Technology & Channel Analytics do Design Hotels; Paulo Duarte (Memmo Hotels) e Sofia Brandão (AlmaLusa Hotels) são oradores já confirmados.

O primeiro dia do congresso termina com um tema fulcral no Turismo nacional, o transporte aéreo. Com o tema “Game Changing: a transformação da Indústria da Aviação e as implicações para Portugal”, o painel tem como keynote speaker Gavin Eccles, Consultor e Professor Universitário, e a mesa redonda conta com representantes da TAP Air Portugal, Jet2 e easyJet. Termina com Francisco Pita (ANA Aeroporto de Portugal) que vai fazer um Outlook da operação da ANA e uma visão sobre as expectativas de crescimento para os aeroportos nacionais em 2020.

O primeiro painel do segundo dia tem como tema “Crescer a Norte”. Depois do crescimento verificado na região, colocam-se as questões: Como se faz a gestão do Turismo na região Norte? Numa mesa redonda com Mário Ferreira (Douro Azul), João Gomes da Silva (Sogrape), Bernardo D’Eça Leal (The Independente Collective), e Paulo Garcia da Costa (Vila Foz Hotel) vamos ficar a saber como encaram os empresários o crescimento atual e o potencial do Norte de Portugal e o que falta fazer. Será keynote deste painel Luís Pedro Martins, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte.

Entre os painéis da manhã AURA REE, empresa especialista na assessoria estratégica a ativos imobiliários, vai falar sobre “Como avaliar e valorizar o meu hotel: a visão de um  investidor”.

O último painel do 31º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo terá os olhos postos na Será que a simplicidade é o verdadeiro luxo dos ricos? Se assim for, quais as oportunidades que temos no “novo”; mercado do luxo? Como devemos ajustar a nossa oferta e a nossa comunicação? Como distribuir e como trabalhar os mercados com maior poder de compra? Rodrigo Machaz (Memmo Hotels) e Pedro Santa Clara, Professor universitário, serão os keynote speakers deste painel, com o tema “As oportunidades que temos – a nossa singularidade”. Na mesa redonda, para uma abordagem aos mercados Americano, Brasileiro e Francês, estarão Adélia Carvalho (Hotel Valverde); Samuel Torres de Carvalho (Arquiteto); e Luís Sousa (DMC Mr Travel Portugal).

Após a entrega dos prémios AHP 2019, o encerramento do Congresso ficará a cargo de Raul Martins, presidente da AHP, e do novo Secretário de Estado do Turismo, seguindo-se um almoço de despedida a Viana do Castelo.

As inscrições para o Congresso encontram-se abertas, os interessados poderão inscrever-se até 15 de novembro.

Esta edição do congresso da AHP vai contar com uma novidade no que ao alojamento oficial do evento diz respeito. O hotel oficial do congresso vai ser um navio-hotel do empresário Mário Ferreira que vai atracar em Viana do Castelo, onde ali também foi construído.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *