Rota das Estrelas começa no Funchal

Por a 19 de Fevereiro de 2018 as 17:26

A estreia da 9.ª edição do festival gastronómico Rota das Estrelas faz-se novamente no Funchal (ilha da Madeira), com o restaurante Il Gallo d’Oro (2 estrelas Michelin . The Cliff Bay). Esta edição passa uma vez mais pelo Rio de Janeiro no Brasil, tendo o restaurante Mee (1 estrela Michelin . Belmond Copacabana Palace) como anfitrião.

Com três jantares de degustação, o primeiro evento da Rota das Estrelas 2018 acontece entre 10 e 13 de Março no restaurante Il Gallo d’Oro, no Funchal. O Chefe Benoît Sinthon é anfitrião de 11 chefes convidados que chegam não só de Portugal continental, mas também de vários pontos da Europa.

Entre os convidados : Michel Van der Kroft (‘t nonnetje, Holanda, 2 Estrelas Michelin), Bart De Pooter (Pastorale, Bélgica, 2 estrelas Michelin), Dieter Koschina (Vila Joya, Algarve, 2 Estrelas Michelin), Hans Neuner (Ocean, Algarve, 2 Estrelas Michelin), Ricardo Costa (The Yeatman, Porto, 2 estrelas Michelin), Paul Ivic (Tian, Áustria, 1 estrela Michelin), Kazuo Harada (Mee . Rio de Janeiro, 1 estrela Michelin), Hans Välimäki (August von Trappe, Finlândia), David et Noëlle Faure (Aphrodite, França), Olivier Barbarin (Château D’Audrieu . França).

A este leque de chefs convidados, juntam-se alguns dos mais reconhecidos sommeliers portugueses: António Lopes, João Chambel e Georges V, acompanhados por Sérgio Marques, sommelier do restaurante Il Gallo d’Oro, recentemente distinguido “Sommelier do Ano” em Portugal pela Revista de Vinhos.

ROTA DAS ESTRELAS 2018 COM SABOR A BRASIL

Depois da habitual estreia madeirense, o restaurante Mee (Belmond Copacabana Palace) no Rio de Janeiro é a próxima paragem da Rota das Estrelas, que acontece pela segunda vez desde a primeira edição do festival em 2010. Seguem-se os restaurantes Gusto by Heinz Beck, L’And, Antiqvvm, LAB e Vila Joya num roteiro que promove a alta gastronomia, numa rota que se faz em 2018 com sete eventos.

Todos os restaurantes participantes são distinguidos pelo Guia Michelin. Os Chefes Benoît Sinthon, Kazuo Harada, Heinz Beck, Miguel Laffan, Vítor Matos, Sergi Arola e Dieter Koschina serão anfitriões dos vários encontros, que prometem uma exclusiva e excecional experiência gastronómica. Cada encontro traz Chefes convidados, o denominador comum é pertencerem, na sua maioria, ao restrito círculo da excelência, reconhecido pelo Guia Michelin. O Chefe anfitrião recebe pelo menos outros dois Chefes com estrela Michelin, para preparação em equipa de um menu de degustação que vá ao encontro da riqueza de paladares e produtos de cada Região. Uma oportunidade para saborear o que de melhor se faz em Portugal e Brasil.

CALENDÁRIO E PARTICIPANTES

10-13 Março: Funchal, restaurante Il Gallo d’Oro, Chefe Benoît Sinthon, 2 estrelas Michelin

24-28 Abril: Rio de Janeiro, restaurante Mee, Chefe Kazuon Harada, 1 estrela Michelin

4 Junho: Algarve, restaurante Gusto by Heinz Beck, Chefe Heinz Beck, 1 estrela Michelin

5-6 Outubro: Montemor-o-novo, restaurante L´AND, Chefe Miguel Laffan, 1 estrela Michelin

26 Outubro: Porto, restaurante Antiqvvm, Chefe Vítor Matos, 1 estrela Michelin

7 Novembro: Sintra, restaurante LAB, Chefe Sergi Arola, 1 estrela Michelin

16-17 Novembro: Algarve, restaurante Vila Joya, Chefe Dieter Koschina, 2 estrelas Michelin

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *