Como transformar o seu website no seu principal canal de vendas em 2017

Por a 28 de Março de 2017 as 9:59

Nos últimos anos, com a introdução de novas tecnologias e o domínio dos telemóveis na experiência Internet, tem-se vindo a assistir a uma mudança radical no comportamento online do consumidor e na sua tomada de decisão.
No que respeita a viagens, os clientes finais têm cada vez mais o controlo absoluto de todas as etapas de planeamento, desde a pesquisa por um destino, passando pela escolha de opções até à reserva final do alojamento.
Estudos recentes revelam que 40% da decisão de reserva num hotel por parte dos utilizadores é guiada pelo seu lado racional, sendo essas decisões relacionadas com os preços, a disponibilidade do alojamento e a qualidade do hotel, influenciada em muito por sites de reviews como o Tripadvisor.

Os restantes 60% pertencem ao lado emocional! Este lado emocional é transmitido acima de tudo pelas fotografias, descrição dos quartos e ofertas especiais.

É exatamente neste sentido que os hoteleiros deverão investir em websites que tenham as ferramentas necessárias e que possam apelar às emoções dos consumidores, de forma a maximizar as vendas.

Seguem abaixo quatro dicas que o seu website deverá seguir, se pretender transformar o website do seu hotel no principal canal de vendas em 2017:

1 – Branding: A sua marca online em harmonia com o design do seu website

O envolvimento emocional de um cliente começa sempre com o que a marca lhe transmite, tendo em conta que esta irá refletir o conceito, a qualidade e a credibilidade do hotel. Certifique-se que o seu logótipo e a mensagem que quer passar do seu hotel encontram-se em sintonia com o design do seu website (layout, cores, background, navegabilidade, usabilidade), de forma a que possam ser transmitidos os valores e a experiência que o seu hotel proporciona: quanto mais em sintonia estiverem, mais envolvidos emocionalmente estarão os clientes com a sua marca.

2 – Conteúdo relevante e imagens únicas valem… mil reservas

Uma ótima forma de envolver consumidores emocionalmente com o seu hotel é imediatamente chamar a atenção do utilizador para o look-and-feel do seu hotel, assim como investir em conteúdo único e inserir fotos de alta qualidade no website. A maior parte dos consumidores hoje não tem tempo, não lê, não clica: é neste sentido que deverá haver um maior investimento em conteúdos visuais.

Ao escolher as imagens certas, será mais fácil criar uma maior interação e engagement com os utilizadores em tudo o que o hotel possa proporcionar aos seus clientes. Fotos profissionais e com boa qualidade irão retratar a identidade do hotel, assim como aumentar a qualidade do design.

3 – Só uma presença online: Website integrado com o Motor de Reservas

A emoção não é tudo: é por este motivo que o website deve transmitir não somente emoção, bom design e look-and-feel do hotel, mas também qualidade, profissionalismo e credibilidade.

Do lado racional, a pesquisa tem de ser fácil. O website deverá estar integrado com o motor de reservas para que possa proporcionar aos utilizadores a melhor experiência de reserva possível. O elemento chave para aumentar as reservas diretas através do canal de vendas é diminuir o número de cliques para concluir a reserva. E para o conseguir, o website e o motor de reservas têm de estar completamente integrados.

4 – Mobile first

Estudos recentes revelam que mais de 50% das reservas em algumas das OTAs são efetuadas através de um smartphone. Dados dos milhares de clientes GuestCentric indicam que esta percentagem está entre 10%-20% nos sites oficiais dos hotéis, sendo que as reservas mobile duplicaram em 2016.

É neste sentido que a presença online – website e motor – não deverá ser apenas mobile friendly mas sim mobile first.
Alguns conteúdos tais como a morada, telefone e ofertas promocionais são mais pesquisados através de mobile, sendo que deverão estar sempre em destaque.

Estes insights estratégicos irão sem dúvida proporcionar uma experiência online única e são os elementos chave para transformar um website no principal canal de vendas, levando consequentemente a um maior retorno do investimento online.

* O autor escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *