Plataforma Rooms against COVID-19 tem mil quartos para profissionais de saúde

Por a 24 de Março de 2020 as 10:13

Há uma nova plataforma que visa disponibilizar quartos para profissionais de saúde, que não queiram arriscar contagiar os seus familiares ou que se encontrem deslocados do local de residência. O projeto conta com o apoio do Turismo de Portugal, que disponibilizou um fundo de 250 mil euros, da AHP, da ALEP e do Click2Portugal e foi criado em parceria com as empresas GuestCentric e HiJiffy,

Neste momento, 130 pessoas já usufruíram deste serviço e já entraram 400 pedidos de alojamento. Os responsáveis de alojamentos locais (AL) que se queiram juntar ao movimento deverão preencher o formulário para AL, devendo os hotéis contactar a AHP ou preencher o formulário para hotéis, e os profissionais de saúde deverão fazer a sua reserva em www.roomsagainstcovid.com.

O Turismo de Portugal disponibilizou um fundo de 250 mil euros para apoiar, através das associações do setor, os proprietários de alojamentos e hotéis com os custos de eletricidade, água, gás e limpeza.

“A ideia surgiu no âmbito de um grupo de trabalho com cerca de 100 pessoas, que identificou esta necessidade e recolheu uma lista de hotéis e unidades de alojamento local para, gratuitamente, disponibilizarem quartos para os profissionais de saúde. De forma a conseguir disponibilizar o maior número de quartos possível e dar uma resposta mais eficiente aos mais de 400 pedidos já recebidos, as principais cadeias hoteleiras e alojamentos locais, de norte a sul do país, estão a ser contactados, fazendo parte já da base de dados cerca de 1000 quartos de 150 hotéis e empresas de alojamento local”, explicam os responsáveis da iniciativa em comunicado.

Todos os profissionais de saúde que estejam à procura de local para permanecer poderão efetuar a reserva diretamente na plataforma ou contactar os voluntários deste projeto, através da página de Facebook, que ficarão responsáveis por encontrar um alojamento que responda às suas necessidades.

“Para dar resposta à crise atual, temos visto um empenho de todos os profissionais de saúde. De forma a assegurar o seu bem-estar e a segurança de todos os que os rodeiam, é necessário dar-lhes alternativas de alojamento e libertá-los de burocracias ou encargos. Queremos, com esta plataforma, aproveitar um dos pontos fortes de Portugal – o turismo -, que impulsionou a criação e oferta de novos alojamentos, e pô-los ao serviço do país”, defende Mário Mouraz, coordenador do projeto.

Este lançamento insere-se no movimento tech4COVID19, criado por um grupo de fundadores da comunidade tecnológica portuguesa que está a criar soluções tecnológicas que ajudem a população a ultrapassar os desafios lançados pela pandemia.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *