Lisboa: preços em cima, ocupação em baixo e novos mercados em crescimento

Por a 1 de Fevereiro de 2019 as 11:32

O ano passado já lá vai mas é ainda altura de fazer contas aos últimos meses do ano. No que à hotelaria da cidade de Lisboa diz respeito, o último mês de 2018 encerrou, sem surpresas, em linha com o comportamento verificado no setor a nível nacional: a ocupação continuou em queda mas os preços seguem no sentido oposto, registando um aumento, de acordo com os dados divulgados pelo Observatório Turismo de Lisboa.

Os preços médios por Quarto Vendido (Average) e por Quarto Disponível (RevPar) nas unidades hoteleiras da capital  subiram 5,1% e 2,5%, respetivamente, face a período homólogo. No Average os hotéis três estrelas foram os que apresentaram uma maior subida, de 6,6%, atingindo os 64,78 euros (60,76 euros em 2017). Já no acumulado do ano os cinco estrelas apresentaram uma subida mais expressiva, de 11,36 euros, atingindo os 178 euros por noite.

Também no RevPar, em dezembro, foram os cinco estrelas que assumiram o salto mais evidente, com um aumento de 3% e um preço médio de 80,15 euros. Mas entre janeiro e dezembro, foram os três estrelas que se destacaram, com um aumento de 15%, colocando o preço dos quartos nos 68,14 euros.

Já a ocupação esteve em queda em dezembro em todas as categorias excepto nos cinco estrelas, que subiram 0,48% face a período homólogo, atingindo uma ocupação de 50,76%. Contas feitas ao ano inteiro, este indicador apenas cresceu nos três estrelas (+0,97 p.p) sendo a ocupação de 84,65%.

Estados-Unidos, Escandinávia e Brasil são mercados em crescimento

No total, entre janeiro e novembro, a capital portuguesa recebeu perto de seis milhões de turistas e registou mais de  13 milhões de dormidas. A liderar este ranking, embora em queda, estão a Espanha (-1,8%), a Alemanha (-7%) e o Reino Unido (-8%). Em sentido inverso, há mercados que estão a crescer na hotelaria lisboeta. É o caso dos Estados-Unidos, que representaram perto de um milhão de dormidas (+22,2%), do Brasil (+5,9%) com pouco mais de um milhão de dormidas, e da Escandinávia (+2,7%), com meio milhão de dormidas.

A nota informativa do Observatório do Turismo de Lisboa destaca ainda que, no último mês de 2018, o Porto de Lisboa recebeu 40,176 passageiros totais (+24,8%) e viu o número de navios aumentar +27,8% O destaque vai para o número de passageiros em turnaround, que aumentou 1055,7%, comparativamente com 2017.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *