Registo Hotelaria

ARTIGO EXCLUSIVO
Edição digital maio: Instituições de ensino afinam oferta formativa
Por Carla Nunes a 15 de Maio de 2023

A Publituris Hotelaria deste mês apresenta a formação em hotelaria disponível em Portugal e no estrangeiro.

Das instituições de ensino entrevistadas, grande parte referiu que a procura por cursos de turismo e hotelaria sofreu com a pandemia, no entanto, esta dá sinais de recuperação – não fossem alguns dos cursos apresentar taxas de empregabilidade de quase 100%. Neste cenário, as instituições afinam a sua oferta formativa e preparam novos cursos em áreas como marketing, tecnologia, sustentabilidade e turismo digital, seja a nível de licenciaturas e mestrado, seja em pós-graduações.

Para captar novos alunos, as instituições confiam sobretudo no “passa palavra” para criar a reputação dos seus estabelecimentos, assentes na recomendação de antigos alunos e empresas recrutadoras. Além destas, a presença em eventos do setor e as ações de marketing e comunicação parecem dominar as práticas dos estabelecimentos de ensino entrevistados, nos quais impera a formação prática com recurso, sobretudo, a estágios curriculares e extracurriculares.

Nos “Indicadores” de maio, a análise Clever de Luís Brites, CEO Clever Hospitality Analytics, e Jesus Ramirez Medina, Senior Sales Manager na Ibéria da SOJERN, debruça-se sobre os maiores desafios da moderna hospitalidade. Como afirmam nesta análise, “a maior ou menor capacidade de projetar e prever a procura tem um impacto imediato na previsão da gestão operacional e, consequentemente, nas decisões estratégicas, políticas e táticas nos vários campos da mesma”.

Já no capítulo “Fala-se” damos conta do futuro parque hoteleiro de Nice, com a cidade a prever que nos próximos três anos 62% da sua oferta hoteleira será constituída por hotéis de quatro e cinco estrelas – uma vez que planeiam acrescentar 3.000 quartos de luxo. Os dados foram adiantados pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de França, Atout France, que dinamizou um workshop do destino Nice em Lisboa no passado mês de abril, com o intuito de captar a atenção do mercado nacional. Uma oportunidade para ler a entrevista a Lauriano Azinheirinha, diretor do gabinete de turismo e congressos de Nice Cote d’Azur, sobre como a cidade pretende reforçar a oferta no segmento de luxo.

Destaque também para o novo hotel da marca Editory Collection Hotels, o The Editory Garden Porto Hotel. Fruto de um investimento de dez milhões de euros, o The Editory Garden Porto Hotel assume-se como um mini oásis urbano rodeado de história, cultura e arte, cujos 48 quartos são enriquecidos com um restaurante e jardim privado. Em entrevista à Publituris Hotelaria, Isabel Tavares, diretora de Marketing e Vendas da The Editory Collection Hotels, revela que em breve haverá uma nova abertura em Lagos, existindo “em carteira novos investimentos nas principais cidades portuguesas”.

Viajando para Évora, o destaque vai para o recém-inaugurado Hilton Garden Inn Évora, que abre portas após um investimento de 21 milhões de euros por parte da Mercan Properties. A unidade hoteleira de 130 quartos resulta do regime de Autorizações de Residência para Investimento, ficando sob a gestão da Ace Hospitality Management (AHM).

Este mês, a Publituris Hotelaria inclui um especial de decoração e mobiliário, onde as empresas ODD – Hotel & Home Interiors, Noguitel, Fenabel, Fermob e EPOCA dão conta das mais recentes novidades dirigidas para o setor hoteleiro.

Na secção de “Fornecedores”, falámos com Pedro Colaço, CEO da GuestCentric, sobre a mais recente plataforma da empresa, o HyperCommerce. Esta ferramenta agrega vários tipos de dados que permitem aos hotéis a oferta de experiências personalizadas consoante o cliente, aplicar uma estratégia de preços baseados nos atributos da unidade hoteleira, gerar receita adicional em vários canais e momentos e ainda adaptar a comunicação do hotel aos canais utilizados pelos seus clientes para pesquisa e reserva – sejam redes sociais ou interfaces conversacionais.

Por fim, brinde com as sugestões de André Perre, sommelier no restaurante Costa Brava.
As opiniões desta edição pertencem a Sérgio Guerreiro (Nova SBE Westmont); José Varela Gomes (ISAG);
Karina Simões (JLL) e Leonardo Simões (ADHP Júnior).

Esta informação na versão completa é exclusiva para subscritores da Publituris Hotelaria. Pode comprar a edição que deseja ler ou efectuar uma assinatura da Publituris Hotelaria.


Assine e obtenha acesso imediato
Edição impressa mensal
Informação diária no site (noticias, artigos de análise, opinião dos principais líderes da industria)
Newsletter semanal com informação actual e segmentada
Newsletter "Noticia na hora" com informação em real time e exclusiva
Edição em formato epaper + arquivo
Arquivo de noticias
Assinaturas em formato papel + digital
Assinaturas em formato digital
Para mais informações contacte-nos.
Carmo David - 215 825 430 - [email protected]
Revista HOTELARIA
A revista HOTELARIA é a única publicação e site de managment na Hotelaria existente em Portugal.

Com periodicidade mensal este título disponibiliza aos seus leitores artigos nas áreas essenciais da gestão hoteleira através de análises aprofundadas, estudos, reportagens e grandes entrevistas, e contamos também com a contribuição dos nossos opinion makers. Encontrará a informação organizada pelas seguintes secções: Actualidade • Management • Equipamentos • Dossier (temático). O Dossier é uma secção que faz parte da revista e conta sempre com temas actuais e essenciais para este sector. Conheça melhor a publicação Aqui através das sinopses de todas as revistas

Assine ou compre edições - aqui
c/ pagamentos por transferência bancária ou débito directo Easypay