Hotelaria independente em Portugal atinge pico de 78% no fim-de-semana de Páscoa

Por a 17 de Abril de 2023 as 10:48
Créditos: Pure Monchique Hotel

Os hotéis independentes em Portugal registaram um pico de ocupação durante o fim-de-semana da Páscoa deste ano, atingindo uma taxa de ocupação média de 78% a 7 de abril de 2023.

Os dados são adiantados pelo sistema de gestão de hotéis RoomRaccoon, que em comunicado aponta ter recolhido dados de “mais de 3.000 quartos em hotéis e outras unidades de alojamento em todo o país”.

Naquela que afirma ser “a maior taxa de ocupação registada em Portugal este ano”, a RoomRaccon aponta, com base nos dados recolhidos, que “os números da ocupação hoteleira em Portugal estão de acordo com a média global, que atingiu o pico de 65% a 7 de abril”.

É ainda indicado que “a ocupação do país também regista um melhor desempenho em relação a outros destinos europeus”, como Itália (47%), Alemanha (61%) e Reino Unido (65%)”, aproximando-se da taxa de ocupação registada em Espanha (79%) no mesmo período.

Além destes indicadores, a RoomRaccoon indica que os hotéis em Portugal registaram o maior RevPAR (receita por quarto disponível) do ano, subindo os valores para 91 euros na Sexta-Feira Santa, a 7 de abril. O valor, como apontam, resulta tanto do aumento da ocupação, como da tarifa média diária, que subiu para 116 euros.

Comentando os dados e a recuperação do setor, Maria Gouveia, Market Head da RoomRaccoon Portugal, afirma: “Embora a taxa de ocupação média (-4%) e o RevPAR (-16%) nos quatro dias [referentes à Pascoa deste ano] sejam ligeiramente inferiores aos anos anteriores, os números ainda são encorajadores para a indústria, à medida que avançamos para a temporada de verão”. Nesse sentido, a profissional recomenda que os hotéis prestem muita atenção aos dados de mercado, para antecipar a procura e maximizar a receita durante a temporada alta.

“Vender quartos de hotel a um preço fixo durante todo o ano é um erro comum que custa aos hoteleiros milhares de euros em receita perdida. Isto é algo que os hotéis simplesmente não podem incorrer, tendo em conta o panorama económico atual”, defende.

O RoomRaccoon é um sistema de gestão hoteleira tudo-em-um, baseado na cloud, que inclui um PMS, channel manager, motor de reservas, plataforma de pagamentos, entre outras ferramentas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *